Carteirinha dá direito à meia-entrada em eventos e até gratuidade em viagens interestaduais para jovens de baixa renda
A Prefeitura de Hortolândia, por meio do Setor de Políticas Públicas para Juventude, iniciou, nesta quinta-feira (19/04), visitas às 24 escolas estaduais do município para apresentar o programa ID Jovem (Identidade Jovem) aos estudantes. O ID Jovem garante o direito de 50% de desconto na entrada de cinemas, teatros, shows e eventos esportivos para jovens de baixa renda. Também dá direito à isenção do pagamento em inscrições para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais. O programa também concede desconto e até isenção em passagens de ônibus interestadual. A primeira escola a conhecer o benefício foi a Escola Estadual de Ensino Integral José Claret Dionísio, no Parque Odimar.
Segundo o responsável pelo Setor de Políticas Públicas para Juventude, Fabiano Cavalcante, a tarefa da Prefeitura é levar ao conhecimento o programa que facilita o acesso do jovem de baixa renda a eventos culturais e esportivos. “Com essa ação queremos divulgar esse benefício concedido e incentivar os jovens a participarem de ações culturais e esportivas no município. Nossa meta é tornar Hortolândia o primeiro da Região Metropolitana de Campinas que mais possui adesões ao programa ID Jovens”, observa.
Para ter direito ao benefício é preciso ter idade de 15 a 29 anos, possuir renda mensal de até dois salários mínimos e apresentar o NIS (Número de Identificação Social). Caso a pessoa se enquadre nesses critérios e não tem acesso ao NIS, o candidato deverá requisitar o documento em um dos quatros CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), localizados nos bairros Vila Real, Jardim Amanda, Novo Ângulo e Jardim Rosolen, ou no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), no Remanso Campineiro.
Segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 28% da população de Hortolândia possui entre 15 e 29 anos. A ação da Prefeitura tem como objetivo divulgar o ID Jovem, fortalecer o setor de juventude e apresentar projetos e programas desenvolvidos aos jovens pela Prefeitura de Hortolândia.
O documento tem que ser renovado a cada três meses. Segundo dados publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 28% da população de Hortolândia possui entre 15 e 29 anos.
A carteirinha poderá ser baixada no celular por meio de aplicativo “ID Jovem” ou acessar o site www.caixa.com.br, informando o nome, data de nascimento, nome dos pais e o número do NIS. O dispositivo para o celular está disponível para o sistema operacional Android, IOS e Windows Phone.
Para usar o benefício nos estabelecimentos que oferecem os descontos, basta imprimir ou mostrar a imagem do cartão junto com um documento oficial com foto.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98