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Prefeitura testa equipamentos de radar em duas avenidas

 

Duas avenidas de Hortolândia terão equipamentos de radar em teste, a partir desta sexta-feira (10/08). A Prefeitura de Hortolândia implanta os medidores de excesso de velocidade na avenida Olívio Franceschini, esquina com a rua Cactos, na altura do Parque dos Pinheiros, e na avenida Thereza Ana Cecon Breda, em frente ao IFSP (Instituto Federal de São Paulo). O objetivo é testar a eficácia dos equipamentos do controle de velocidade e avanço de sinal de vermelho, evitando acidentes de trânsito e protegendo a vida de motoristas e pedestres. A previsão é que a fiscalização eletrônica com multas validadas inicie até o final deste ano, com radares instalados em 20 pontos estratégicos, em diversos bairros. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os locais definidos são pontos críticos para acidentes de trânsito. A medida ajudará reduzir as ocorrências.

A fiscalização eletrônica é uma das ações anunciadas pelo prefeito Angelo Perugini, no início deste ano, como parte de um pacote de medidas para reduzir a ocorrência de acidentes de trânsito na cidade. A iniciativa surgiu depois de um estudo inédito que registrou, de janeiro a dezembro do ano passado, 1.265 ocorrências de trânsito. Destes, 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. “Estamos otimistas de que a reativação dos radares e as outras ações previstas vão reduzir em 20% os número de acidentes de trânsito. O estudo tem ajudado na definição dos lugares prioritários para as nossas ações. Com isso, conseguimos agir no ponto certo, salvando vidas”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira. O estudo foi realizado pelo Grupo de Segurança Viária, comitê formado por representantes da Prefeitura e de órgãos públicos ligados à segurança no trânsito, que se reúnem periodicamente para discutir como reduzir os índices de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres.

Outras ações do pacote de medidas para evitar acidentes incluem reforço na sinalização de trânsito, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil e ações de engenharia de tráfego.

De acordo com o gerente de Planejamento e Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Ricardo Barbosa, o teste dos radares em instalação nesta semana vai até a próxima terça-feira (14/08). O equipamento da avenida Olívio Franceschini registrará avanço de sinal vermelho e veículos em velocidade superior a 60 km/h. Já o da avenida Thereza Ana Cecon Breda irá apurar excesso de velocidade, acima de 50 km/h. “Neste período, automóveis flagrados em excesso de velocidade não serão multados”, observa Barbosa. “Caso fique comprovada a eficácia dos medidores, a Administração Municipal finalizará a contratação da empresa vencedora da licitação”, explica o gerente. A partir daí, inicia a implantação dos 20 pontos fixos.

Convênio Detran

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, em julho, a execução de serviços de sinalização por meio de um convênio firmado com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, voltado especificamente a ações de segurança viária. Por meio desta parceria, o município receberá R$ 975.376,85 para realizar pintura de solo e instalar placas no entorno de mais de 40 escolas do município. A primeira etapa de trabalhos inclui projetos em diversos bairros, tais como Jd. Amanda, São Sebastião, Jd. Novo Ângulo, Jd. Boa Esperança, Jd. Santa Esmeralda, Jd. Santa Rita de Cássia, Residencial João Luiz, Jd. Santana, Jd. Minda, Jd. Novo Horizonte, Jd. Santa Esmeralda, Jd. Primavera, Jd. Nova Europa, Jd. Boa Vista, Jd. Rosolen e Chácaras Fazenda Coelho.

O convênio também possibilitará a instalação de semáforos em três cruzamentos ao longo da Avenida da Emancipação, no Jd. Santa Rita de Cássia: um em frente à empresa Magneti Marelli; um na esquina com a Rua Terezinha de Jesus; e outro no cruzamento com a Avenida Olívio Franceschini. Entre os critérios para a escolha das cidades beneficiadas pelo convênio estão o número de habitantes e a proporção de óbitos causados por acidentes de trânsito. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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