Nossa Cidade

Prefeitura solta nota sobre síndrome mão-pé-boca em escola municipal

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram registrados neste mês 57 casos, entre suspeitos e positivos, da síndrome mão-pé-boca na escola EMEIEF JOÃO CARLOS DO AMARAL SOARES. Com isso, algumas turmas da escola tiveram as aulas presenciais suspensas.

A Secretaria de Saúde orientou a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para cancelar as aulas presenciais na escola, conforme o protocolo do Ministério da Saúde, que orienta o afastamento quando é constatado 30% (podendo variar de acordo com avaliação técnica do Departamento de Vigilância em Saúde) de casos suspeitos ou confirmados da síndrome em alunos de uma sala, em virtude da síndrome ser altamente contagiosa. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, as crianças afastadas continuam a ter garantidas Atividades Pedagógicas Domiciliar (APD).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o sinal característico da síndrome é o surgimento de manchas vermelhas nas mãos, nos pés e na boca, podendo ser acompanhada de febre, diarreia, vômito e falta de apetite. A doença é causada pelo vírus Coxsackie, pertencente à família dos enterovírus, que habitam o sistema digestivo e também podem provocar estomatites. Geralmente, a doença acomete mais crianças menores de cinco anos.

A transmissão da doença acontece por meio do contato com saliva, secreções, fezes, objetos e superfícies infectadas. Conforme orientação do Ministério da Saúde, caso a criança seja acometida pela doença, deverá ser realizado seu isolamento social, por um prazo de sete dias e até que os sintomas desapareçam. Não existe vacina contra a doença.

A Secretaria de Saúde salienta que já orientou a escola para reforçar as medidas de higienização das salas, brinquedos e demais materiais compartilhados pelas crianças. Além disso, a Secretaria de Saúde também já alertou as demais escolas e creches para que comuniquem a Vigilância Epidemiológica caso surjam novos casos suspeitos.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98