Asfalto sem custo ao morador garante melhorias no acesso para a região
As ruas dos bairros Parque Horizonte, Chácaras Planalto e Jardim Novo Horizonte, na região da Taquara Branca terão as obras de pavimentação finalizadas em breve. O serviço ganhou novo ritmo neste mês, após a Prefeitura de Hortolândia se reunir com responsáveis pela obra e repactuar o contrato em andamento. Aproximadamente, 5,3 quilômetros de vias serão asfaltadas, sem custo ao morador. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, 74% das etapas de preparação para o pavimento já foram executadas, sendo que a previsão é que o serviço seja finalizado em 45 dias.
A obra esta estimada em R$ 14 milhões. Além do asfalto, o contrato em andamento prevê implantação de galerias de águas pluviais para drenagem da água da chuva, e construção de guias, sarjetas e calçadas. No serviço de drenagem, serão 77 poços de visita para vistoria subterrânea, 151 bocas de lobo e 5,4 quilômetros de tubulação subterrânea. Já as guias e sarjetas terão pouco mais de nove quilômetros, uma vez que compreendem ambos os lados da rua. Os imóveis que tinham calçada, tiveram a área de passeio aproveitada. Com isso, o calçamento de concreto em implantação pela Prefeitura compreende área de 28.404,29 metros quadrados de calçadas de concreto.
A pavimentação e drenagem dos bairros da região da Taquara Branca faz parte de um pacote de 20 obras cujos contratos foram repactuados. Desde o início da atual administração, representantes das construtoras com contratos vigentes com a Prefeitura foram chamados para redefinir prazos e ajustar cláusulas que estavam atrasando o andamento dos trabalhos. A meta da Administração Municipal é que todos os contratos sejam finalizados até o final do ano.
Esgoto
Além da pavimentação no bairro Taquara Branca, a Prefeitura acompanha de perto as obras de esgoto, em realização pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). “A Prefeitura realiza obras de pavimentação nestes bairros da Taquara Branca e a Sabesp implanta a rede de esgoto. Temos algumas ruas onde passará, além da rede coletora, a canalização da estação elevatória da Sabesp, necessária para levar o esgoto até a estação de tratamento. Para evitar que a rua da Taquara Branca seja pavimentada e, logo após, aberta para receber a obra da adutora, conversamos com a Sabesp que inverterá a ordem dos serviços. Primeiro, vão instalar os tubos da estação elevatória e da rede coletora. Depois será feita a ligação da estação à rede e, logo após, o asfalto”, explicou o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Sergio Torrecilas. “Precisamos agilizar a obra de esgoto nestes bairros para finalizar o pavimento”, justificou o secretário, lembrando que a Prefeitura acompanha o cronograma da Sabesp.
De acordo com a Sabesp, o município conta com 90% de cobertura de rede coletora de esgoto. Com a conclusão das obras em andamento, prevista para o final deste ano, o município terá todos os domicílios cobertos pela rede coletora.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98