Mesmo com os espaços esportivos municipais fechados momentaneamente para evitar a disseminação do Coronavírus, as equipes da Prefeitura de Hortolândia realizam serviços de zeladoria e manutenção para manter os locais bonitos e em boas condições de uso após a retomada das práticas esportivas na cidade. A poda do mato e a limpeza são realizadas, periodicamente, nas áreas externa e interna dos locais. Nesta semana, o trabalho foi intensificado no Campo do Rosolém, tradicional palco de disputas do Campeonato de Futebol Amador de Hortolândia.
Desde o ano passado a Prefeitura trabalha na melhoria da conservação dos espaços esportivos de Hortolândia. Os gramados no campo do Remanso Campineiro, Jardim Adelaide, Poliesportivo (Nova Hortolândia), CAIC (Jd. Amanda) e no próprio Campo do Rosolém receberam diversas manutenções. Já no Campo da Confibra, a construção de uma arquibancada de alvenaria para 1.500 espectadores, obra fruto de uma parceria com o Governo Federal, foi concluída. De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, após a volta das atividades esportivas em Hortolândia, estes espaços manterão as boas condições de uso e conservação.
PRÁTICA ESPORTIVA COM SEGURANÇA É RECOMENDADA
Mesmo com a suspensão temporária dos treinos habituais e de alto rendimento do Projeto Escolinhas Esportivas da Administração Municipal e das práticas esportivas nos espaços públicos, por tempo indeterminado, atividades básicas como caminhar ao ar livre e subir escadas em vez de utilizar o elevador, por exemplo, ajudam a deixar o corpo ativo, a mente sã e a saúde em dia. Atividades físicas também podem ser realizadas em casa, mas sempre com atenção, auxílio profissional e respeito aos limites de cada um.
“Há uma forma de praticar exercícios em casa utilizando o peso do corpo, por exemplo. Abdominal, flexão e alongamento são algumas das atividades que, se realizadas de maneira correta, 30 minutos por dia, três vezes por semana, contribuem com a saúde do praticante. Antes de começar, o conselho é se consultar, mesmo que de maneira online, com um profissional da área de educação física. O limite do corpo deve ser respeitado também. Cada organismo reage à atividade física de uma forma e ao respeitar os limites, as lesões são evitadas”, explica Felipe Belozo, mestre em treinamento esportivo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e gerente de esportes da Prefeitura de Hortolândia.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98