Cada pasta ficará responsável por uma ação como forma de assistir imediatamente a população
A melhoria da qualidade do ar e o crescimento da vegetação na estação do verão, requer atenção especial da Defesa Civil. Por meio de ações preventivas, a Prefeitura de Hortolândia reunirá neste mês as secretarias municipais, para preparar a Operação Verão 2013-2014, que tem o objetivo de prevenir alagamentos, enchentes e deslisamentos em áreas de risco no município. Neste ano, a Defesa Civil conta com melhor estrutura, no novo prédio instalado em maio deste ano, na rua Emily Cristianne Giovanini, s/n, Parque São Gabriel. O órgão conta com duas viaturas, novos equipamentos de segurança, além de computadores, pulviômetro e uma máquina fotográfica.
Segundo o gerente da Defesa Civil, Iluíde Carboneiro, a instalação da sede facilitou os atendimentos a população. “Além de beneficiar os moradores da região, o bairro fica no meio da cidade e os chamados são realizados com um prazo menor de tempo. Assim, as ações imediatas são realizadas com maior eficiência,” destacou o gerente, lembrando que a Defesa Civil pode ser acionada em casos de prevenção e atendimento a ocorrências, pelo número 199. A ligação é gratuita.
Em casos emergenciais, ocasionados pelo volume de chuva, entre os meses de outubro à março, a Defesa Civil é responsável pelo acionamento das secretarias sobre as possíveis ocorrências e cuidará do atendimento emergencial. “Iniciamos o período de reuniões para pontuar a atuação de cada secretaria durante a Operação Verão. Agendas com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) serão realizadas neste mês de outubro, com o objetivo de trocar informações com as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Deste modo, facilita as ações integradas por meio do programa “Cidades Resilientes”, comentou o coordenador.
O planejamento é uma estratégia para agilizar os serviços públicos em casos de enchentes. As ações amenizam o transtorno das famílias que sofrem com os alagamentos em épocas de chuvas intensas.”As obras realizadas na região central como a canalização do Ribeirão Jacuba e a micro drenagem são fundamentais para que os moradores não sofram com alagamentos e enchentes”, disse Iluíde, referindo-se às ações em realização pela Prefeitura.
Capacitação gratuita
A Defesa Civil Estadual disponibilizou neste terça-feira (01/10), 30 mil vagas para capacitação no curso em forma de game, “Defesa Civil A Aventura” para os alunos do ensino fundamental II e ensino médio da Rede Pública Estadual. O curso é uma parceria entre a EVESP (Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo) e a CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil).
As inscrições poderão ser feitas pelo site da EVESP (www.educacao.sp.gov.br) ou da Defesa Civil (www.defesacivil.sp.gov.br). Inovador e interativo o curso permite que se aprenda brincando. Para saber mais os interessados podem acessar o vídeo no link: http://migre.me/gglil
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98