Medidas de segurança viária evitaram quase 100 acidentes, em 2018, nas 30 vias mais perigosas da cidade
Um estudo realizado pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Policía Militar, apontou 94 acidentes de trânsito a menos no período de dezembro de 2017 até dezembro de 2018 nas 30 vias consideradas as mais perigosas do município. Em 2017, foram registrados 756 acidentes em boletins de ocorrência. No passado, foram 662 registros. A queda no números dos acidentes de trânsito é resultado das ações de segurança viária desenvolvidas pela Prefeitura desde 2017 (veja texto abaixo).
O destaque positivo fica por conta das avenidas Santana (Jd. Amanda), Emancipação (região do Jd. Santa Clara) e Olívio Franceschini (região central). Conhecidas como as três vias de Hortolândia com mais registros de acidentes, os números também apontaram redução. Foram 139 acidentes em 2017 para 120 em 2018 na avenida Santana, 85 acidentes para 70 na avenida da Emancipação e de 78 para 64 na avenida Olívio Franceschini.
“A expectativa é diminuir ainda mais o número de acidentes no trânsito já que no dia 20 de fevereiro, completaremos um mês do início do funcionamento dos radares de fiscalização. A Prefeitura continuará trabalhando na conscientização dos motoristas”, observa o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.
Até o dia 20 de fevereiro, o motorista flagrado infrigindo a lei de trânsito receberá uma notificação de alerta. Nesse período ele não será multado. A ação educativa é realizada pela Administração Municipal. Já a partir do dia 21 de fevereiro, o motorista que ultrapassar a velocidade permitida será autuado, o que pode resultar em pagamento de multa.
São mais de 38 pontos de fiscalização eletrônica em toda a cidade, instalados em doze vias, entre elas, as três avenidas com o maior número de acidentes. Além da velocidade, em alguns pontos de fiscalização, os radares flagram o avanço do sinal vermelho e a parada dos veículos sobre a faixa de pedestres.
SEGURANÇA VIÁRIA
Desde 2017, a Prefeitura desenvolve ações para ampliar a segurança viária. Além da implantação de radares, é realizado o reforço na sinalização de trânsito em ruas próximas a escolas e nas vias mais movimentadas, trabalho realizado em parceria com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito); instalação de painéis eletrônicos móveis, um na avenida da Emancipação e outro na avenida Santana que exibem, por meio de luzes de LED na cor laranja, mensagens de orientação para motoristas; além de atividades de conscientização com pedestres e motoristas. Essa são as principais diretrizes da “nova era” no trânsito municipal.
As ações de segurança viária em Hortolândia integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços que a Administração Municipal realizará para reestruturar o sistema viário, modernizar a cidade, gerar emprego e renda, com sustentabilidade e planejamento.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98