Com o objetivo de informar a população sobre o perigo das queimadas, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realiza, neste mês, a “Semana de Combate às Queimadas”. A ação ocorre até esta sexta-feira (21/08) e inclui palestras em espaços públicos da cidade e orientação casa a casa, feita por agentes ambientais.
Nesta terça-feira e quinta-feira (18/08 e 20/08), das 13h às 16h30, quem recebe as orientações são os moradores do Jd. Adelaide. Os agentes ambientais, identificados com camisetas e crachás, visam conscientizar e sensibilizar a comunidade sobre queimadas e também sobre ações ambientais realizadas no município.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, os focos de incêndio aumentam durante o período de estiagem e a população deve ficar alerta. “As queimadas refletem diretamente na saúde pública, causando problemas respiratórios. Também ocasionam destruição da fauna e vegetação e empobrecimento do solo”, explica Eliane. “Nosso objetivo com a ação é conscientizar e sensibilizar a população quanto à gravidade da prática de queimadas que, além de ser um crime ambiental, resulta em multas que variam de R$ 606,24 a 2.425,02″, destaca a diretora.
Além da distribuição de materiais de orientação por agentes ambientais, a Secretaria realiza palestras informativas sobre o tema. Atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Amanda e alunos do CQP III (Centro de Qualificação Profissional), no Jd. Nova Hortolândia já participaram do evento.
Na quarta-feira (19/08), às 8h30, uma palestra aberta ao público acontece no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Ministrada pelo coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, a palestra abordará a estiagem, umidade do ar no município e implicações das queimadas, como morte de animais e danos ao solo e à vegetação.
“É importante reforçar a necessidade dessa mudança de atitude da população. Mesmo ações simples, como jogar bituca de cigarro pela janela do carro, têm grandes consequências negativas”, ressalta Ricardo Zanoni.
O Parque Irmã Dorothy Stang fica na Rua Manoel Antonio da Silva, nº 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
A última palestra será na sexta-feira (21/08), para pessoas atendidas no CRAS Vila Real.
Denúncias
Ao se deparar com queimadas em qualquer área da cidade, os moradores têm duas opções para denunciar a ação: a comunidade pode entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone 199 ou 3897-6050, ou diretamente com o Corpo de Bombeiros de Hortolândia, no número 193.
O atendimento da corporação de bombeiros da cidade ocorre 24h por dia. A sede provisória do grupo fica na Rua Luís Arten, nº 43, no Jardim Terras de Santo Antônio.
SERVIÇO:
O Quê: Palestra sobre Queimada
Quando: quarta-feira (19/08), às 8h30
Onde: Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang – Rua Manoel Antonio da Silva, nº 415, no Jd. Nossa Senhora de Fátima.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98