A chuva fina desta sexta-feira (29/12) não atrapalhou a programação da Prefeitura de Hortolândia para a continuidade da obra de construção da cabeceira da Ponte Estaiada que, nesta data, tem as vigas de sustentação concretadas, no acesso pelo Jd. Santa Rita de Cássia. O trabalho compreende aplicação de concreto em uma área de aproximadamente 70 metros cúbicos. Sobre este concreto, será construída a rampa, que viabilizará o acesso de veículos à ponte, por esta extremidade. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Angelo Perugini acompanhou o andamento do serviço.
A obra da cabeceira está orçada em R$ 2.875.116,33 e deve ser executada em seis meses. A rampa de concreto em construção pela Prefeitura terá cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte. De acordo com a Secretaria de Obras, a estrutura terá, nas laterais, ciclovia e calçamento para travessia de pedestres.
Este é o serviço que cabe à Prefeitura entre as ações necessárias para colocar a Ponte Estaiada para funcionar. As obras viárias a partir da outra extremidade, no Jd. Novo Ângulo, são responsabilidade do Governo do Estado, uma vez que a estrutura fará parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Biléo Soares”.
“Nossas obras acontecem de forma planejada e com agilidade, pois queremos que a ponte seja viável ao tráfego de veículos o mais brevê possível. Quando ela começar a funcionar, será um ganho muito grande para a população de Hortolândia e da região, pois além de se tornar mais uma opção de integração entre os bairros da cidade, a ponte irá absorver o fluxo de veículos do Corredor Metropolitano. Isso traz mais desenvolvimento para Hortolândia, além de facilitar o acesso à Campinas e as demais cidades cortadas pelo Corredor”, afirma Perugini.
Projeto
O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A Ponte Estaiada tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. A estrutura está localizada entre o Jardim Santa Rita de Cássia e o Jardim Novo Ângulo. Quando puder ser utilizada, vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade.
Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101, via importante para a fluidez do tráfego local.
Corredor Metropolitano
A obra de continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste Vereador Biléo Soares é uma ação de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que inclui a construção do acesso pela outra extremidade da ponte, na Avenida Projetada, localizada no Jardim Nova América, na região do Jardim Novo Ângulo, entre outras intervenções viárias necessárias para ligar a ponte até a SP-101, por meio da via expressa de ônibus.
O projeto do Corredor Metropolitano prevê obras em um trecho de 4,8 quilômetros que liga Hortolândia, Sumaré e Campinas. No perímetro de Hortolândia, o serviço compreende obras a partir da Ponte Estaiada, passando pelo Jardim Nova América, até chegar à rodovia SP-101, na entrada do Jardim Boa Vista, próximo ao presídio, onde será implantado o novo trevo de acesso à cidade, no quilômetro cinco da rodovia. Também estão previstas duas alças de acesso à rodovia SP-101 sobre a ferrovia, além de duas estações de transferência, uma no Jd. Rosolen e outra no Parque Peron.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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