Durante este mês de setembro (até 23), todas as unidades de saúde de Hortolândia estão mobilizadas na busca ativa de novos casos de Tuberculose.
A ação atende a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde. O diagnóstico precoce de Tuberculose agiliza o tratamento, que tem duração de seis meses.
Em qualquer época do ano, novos pacientes são identificados por profissionais das UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No entanto, com a busca ativa, pacientes que apresentarem sintomas de Tuberculose podem procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, sem necessidade de encaminhamento médico, e solicitar o teste da doença.
Caso o exame dê positivo, a pessoa será encaminhada para tratamento gratuito na rede de saúde.
A Tuberculose é uma doença infecciosa grave, transmitida pelo ar, quando uma pessoa doente tosse, fala ou espirra. Os principais sintomas são tosse há mais de três semanas, emagrecimento repentino, febre e sudorese noturna.
Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos no Brasil e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da doença. O tratamento é simples, mas prolongado. O doente precisa tomar medicamentos diariamente, por um período mínimo de seis meses. A interrupção do tratamento e sua retomada posterior dificulta o combate à doença. Por isso, os pacientes não devem abandonar o uso dos remédios, conforme orientação médica. Se todas as orientações forem seguidas, a cura é garantida.
De acordo com a coordenadora técnica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Hortolândia, Êrica Adriane Ribaldo Ribeiro, o município identificou, neste ano, 46 novos casos de Tuberculose. “Dez pacientes já tiveram alta após a cura da doença”, ressaltou. Em 2018, foram 53 novos casos, com 50 curas. Tradicionalmente, os municípios que alcançam mais de 85% de índice de cura recebem um prêmio da Divisão de Tuberculose, órgão da Secretaria de Estado da Saúde. “A premiação deste ano, referente a 2018, será no próximo dia 23. Estamos otimistas que teremos nosso trabalho reconhecido, pois no ano passado alcançamos 94,34% de cura dos casos de Tuberculose”, enfatizou Êrika.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98