Funcionários do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos” e membros da comunidade participaram, na manhã desta quarta-feira (02/08), da oficina de reaproveitamento de madeiras, provenientes de podas e cortes de árvores removidas das ruas da cidade. A atividade, voltada a servidores da Secretaria de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi promovida pela Prefeitura de Hortolândia no próprio Viveiro, localizado na Rua Stefano Dilo, 350, no bairro Adventista Campineiro.
A oficina, oferecida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está vinculada ao programa “Viva Mais”, de incentivo a ações que levem a população a ter uma vida mais longa, inteligente e saudável. O objetivo é transmitir conhecimentos para que os participantes transformem troncos e galhos, em bom estado, em móveis rústicos, que possam ser reutilizados em parques, jardins e áreas verdes ou até mesmo em residências. Em breve, alguns dos que foram produzidos durante a Oficina serão levados para uso, em espaços de convivência, no Parque Socioambiental Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima. Já as madeiras apodrecidas são transformadas em composto orgânico, usado em hortas comunitárias e também doado à população para futuros plantios.
Interessados em conhecer o Viveiro ou retirar mudas e adubo orgânico podem ligar para o telefone 3897-2926. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e 13h às 16h.
O que é o “Viva Mais”
Criado no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini e mantido até 2012 como uma ação da Secretaria de Saúde, o “Viva Mais” tornou-se, na atual gestão, programa de governo, com a participação efetiva de diversas secretarias municipais.
Entre as atribuições do programa está o incentivo a práticas de vida saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, valorização da vida familiar, vivência da espiritualidade, educação cidadã, entre outros hábitos que melhoram o bem-estar e colaboram para prolongar os anos de vida.
Conheça as diretrizes do “Viva Mais”:
1. Educação como ferramenta de pertencimento
2. Atividade física, cultural e lazer
3. Habitação, moradia digna
4. Estrutura familiar e amizade
5. Alimentação saudável, segurança alimentar
6. Qualidade do sono
7. Abstinência: renúncia a substâncias nocivas à saúde
8. Fé e confiança
9. Cultura da paz
10. Segurança
11. Zelo pelo meio ambiente
12. Trabalho prazeroso
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98