A Prefeitura de Hortolândia, em comemoração aos 25 anos no município, promoverá no dia 15 de maio a 6ª edição do Hortolendo, uma das maiores festas literárias do Brasil.
Neste ano o Hortolendo leva o tema “Era Uma Vez… Contos de Fadas e outras histórias…“ e acontecerá no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) – Rua Bolívia, 290, no Jd. Santa Clara do Lago II – a partir das 10 horas da manhã.
A entrada será gratuita e aberta à comunidade. Na festa literária de 2015 passaram pelo Creape cerca de 35 mil pessoas, entre elas, mais de 20 mil alunos das 56 unidades escolares da rede municipal.
Além das tendas literárias, o evento terá contação de histórias, jogos, brincadeiras, feira da troca de livros, teatro, banda municipal, fanfarra e outras atrações culturais. A estrutura do Hortolendo também conta com praça de alimentação, equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e banheiros químicos no espaço, inclusive para pessoas com deficiência.
Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a Prefeitura investirá na compra de livros que serão oferecidos durante a feira. A meta é fomentar o hábito da leitura, formando novos leitores. “Só se aprende a ler, lendo e ouvindo histórias lindas, por meio do contato com livros de qualidade e incentivo dos professores e pais. O Hortolendo é o encontro das famílias, alunos e dos profissionais da educação no parque ambiental, para que juntos fortaleçam o vínculo em torno da leitura”, afirmou Cleudice.
O Hortolendo terá decoração temática, composta por espaços que lembram as histórias de contos de fadas e outras histórias que fazem parte do imaginário das crianças. “O Hortolendo acontece no mês do aniversário da cidade para presentearmos a comunidade hortolandense com cultura, diversão e a exposição de trabalhos dos nossos alunos nas escolas municipais. No entanto, também contará com a participação de alunos de unidades de ensino estaduais, particulares e instituições educativas”, explicou Cleudice.
O principal objetivo do Hortolendo é despertar nas crianças e jovens do município o prazer da leitura. A ação é consequência direta de uma política pública que assegura aos alunos da rede municipal o acesso a obras de qualidade, por meio da distribuição e troca de livros, presença de escritores, contação de histórias, realização de oficinas com diversas atividades e gêneros literários e exibição das produções artístico-culturais escritas nas próprias escolas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98