Nossa Cidade

Prefeitura prepara eleições para Conselho Municipal de Economia Solidária de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia já prepara as eleições para o Conselho Municipal de Economia Solidária. Poderão se candidatar empreendedores cadastrados no projeto da Economia Solidária até 30 dias antes da data de eleição. O edital de abertura está disponível no no Diário Oficial Eletrônico do Município, disponível no seguinte link: https://publicacoesmunicipais.com.br:8443/api/acts/hortolandia/1289.

As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (23/08) de dois modos: pelo telefone (19) 3965-1400, ramais 8230 ou 8231, ou presencialmente, indo até ao HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 415, no Jd. São Francisco, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para se inscrever é preciso apresentar comprovantes do cadastro na Economia Solidária e de endereço, RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Declaração de Veracidade (a ser assinada no dia da inscrição). 

As inscrições vão até o dia 10 de setembro, com o período de campanha previsto para ocorrer de 17 a 29 de setembro. Já as eleições estão previstas para o dia primeiro de outubro de 2021, das 8h às 17h. A votação acontecerá de maneira remota e online, por meio de um link que será disponibilizado a todos os cadastrados na Economia Solidária. Poderão votar empreendedores cadastrados até 30 dias antes da eleição. Para tanto, serão exigidos dados pessoais, tais como: nome completo e número do CPF.

“O Conselho Municipal de Economia Solidária proporciona ampla participação da sociedade civil e das instituições que representam o setor nas tomadas de decisão, no planejamento e no acompanhamento de recursos do Fundo Municipal da Economia solidária”, ressalta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva

Cadastramento continua

Atualmente, seguindo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, há 108 empreendedores e empreendimentos sediados no município inscritos na IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária). Entre os empreendimentos que atuam na Economia Solidária estão barracas de vendas de produtos e alimentos artesanais, em geral feitos à mão, tais como pastel, acarajé, caldo de cana, lanches, porções e derivados do milho; legumes; caixas de madeira, panos de prato pintados, artigos em crochê e tricô, bonecos de pano, dentre outros.

De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, o cadastro na Incubadora Municipal continua disponível aos interessados no Centro Público de Economia Solidária, localizado no andar superior do HORTOFÁCIL. A Ficha de Inscrição poderá ser solicitada pelo e-mail ecosol.smids@hortolandia.sp.gov.br e na própria central de serviços municipais HORTOFÁCIL. Devidamente preenchida, esta ficha deverá ser entregue junto com a cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de endereço e duas fotos 3×4.

Para se inscrever na Incubadora, é necessário morar em Hortolândia e ser maior de 18 anos ou ser civilmente emancipado. Podem se inscrever “pessoas (empreendedores) e empreendimentos (associações, cooperativas, empresas autogestionárias, grupos de produção, clubes de trocas, cooperativas de crédito e os fundos rotativos populares) que tenham como atividade relação com os princípios da Economia Solidária, autogestão, democracia, solidariedade, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e consumo solidário para adquirirem conhecimento e serem capacitadas para comercializá-los”. 

Sobre a Incubadora de Economia Solidária

Vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a IMES foi criada pela Lei Municipal 3.544, de 12 de setembro de 2018. Incubar é um termo usado no meio do empreendedorismo e significa que o empreendimento ou empreendedor terá seu desenvolvimento planejado e acompanhado pelo projeto até que alcance o resultado esperado e se torne auto sustentável, esclarece a Secretaria.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...