O Parque Orestes Ôngaro ficará um pouco mais verde, em breve, graças à iniciativa conjunta da Prefeitura e da comunidade local. No último sábado (21/04), pela manhã, durante ação do programa Agenda Verde, moradores do bairro e servidores municipais plantaram 49 mudas de árvores na Rua Aracaju, em área localizada entre a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Luiza Vitória Oliveira Cruz e a USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro, assim como no entorno do campo de futebol. O programa atuará na região do Jd. Nova Hortolândia até o dia cinco de maio, em quatro etapas.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio de Equipes do Viveiro Municipal “Antonio da Costa Santos”, foram plantadas espécies de árvores nativas e também exóticas, tais como Ipês de Jardim, brancos, roxos, amarelos e rosas, Quaresmeiras, Resedás gigantes, Aroeiras Pimenteiras e Patas de Vaca. Houve também, além do plantio, outra importante ação de sensibilização e conscientização ambiental. Servidores municipais percorreram todo o bairro, passando de casa em casa, alertando sobre a existência, no próprio Pq. Orestes Ôngaro, de um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e Recicláveis), dentro do Aterro de Inertes, e orientando sobre os perigos do descarte incorreto. A medida visa tornar mais conhecidos os equipamentos públicos já disponibilizados pela Administração Municipal para o descarte correto de resíduos, como entulho, papel, papelão, plásticos, metais, eletroeletrônicos, dentre outros. O PEV 7 – Pq. Orestes Ôngaro está localizado na Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50. As ações contaram com o apoio de vereadores do bairro.
Na região do Jd. Nova Hortolândia existe também um LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis) e outros dois PEVs. O PEV 1 – Auxiliadora fica na Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva; o PEV 5 – Vila Real, na Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes; e o LEV 7 Vila Real, na Av. São Francisco de Assis (na Praça da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário).
“Foi muito favorável a iniciativa, pois o plantio aconteceu em área que carece muito de árvores. Agora, pedimos ajuda à população para que nos ajude a cuidar e a evitar vandalismo”, afirma a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. “Percebemos que há muito descarte incorreto no bairro, daí a importância da educação ambiental. Poucos utilizam o PEV existente no local. Houve até flagrante de descarte irregular, durante a ação. Queremos que a população aprenda a usar o PEV e nos ajude a manter e preservar o bairro limpo”, complementa a secretária-adjunta.
Operação Cata-Bagulho
A Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Conscientização Ambiental também promoverá limpeza de avenidas, praças, canteiros centrais e áreas públicas, bem como Operação Cata-Bagulho, passando por cerca de 20 bairros, dentre eles Chácaras Recreio Alvorada, Jd. das Colinas, Vila São Pedro, Terras de Santa Maria, Vila Real, Jd. Nova Hortolândia, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora e Jd. Boa Esperança. A ação será realizada pelo Departamento de Serviços Urbanos da Secretaria de Obras.
O caminhão da Operação Cata-Bagulho recolhe móveis velhos, recicláveis (papel, papelão, plástico, vidro e metais) e objetos sem utilidade. Basta que o morador separe os materiais e, na data certa, deixe na calçada de casa para a Prefeitura recolher. Mas atenção: não serão recolhidos entulhos.
A Agenda Verde mobiliza outros órgãos municipais, dentre eles as secretarias municipais de Governo e Obras/Departamento de Serviços Urbanos. As etapas vão até o dia cinco de maio (veja abaixo).
Descarte irregular é crime
Lançada pela Prefeitura em março de 2017, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria leva até praças, ruas e avenidas, áreas de lazer e outros espaços públicos manutenção permanente, com roçagem, limpeza e manutenção de bueiros, varrição, lavagem de rua e pintura de guias, bem como Operação Cata-Bagulho em todos os bairros atendidos. Outro objetivo da ação é mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes.
O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840.
Para manter a cidade limpa, a Prefeitura faz a parte dela. Por meio da Agenda Verde, a Administração recolheu mais de 12 mil toneladas de lixo e entulho em 100 bairros de Hortolândia, no ano passado. Além disso, disponibiliza, gratuitamente, sete PEVs e 12 LEVs em diferentes pontos da cidade.
Confira abaixo as datas e os locais por onde a Operação Cata-Bagulho passará nos próximos dias:
Até 25/04/2018 – passando pelos bairros Vila Real, Jd. Nova Hortolândia I e II, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Vila Real Santista e Pq. Do Horto, da Av. São Francisco de Assis a R. Cecílio Nunes da Silva.
De 26 a 30/04/2018 – passando pelos bairros Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Boa Esperança, Recanto do Sol, Jd. Primavera, Jd. São Jorge e Jd. Minda, da R. Cecílio Nunes da Silva a R. Espírito Santo.
De 02 a 05/05 – passando pelos bairros Jd. Minda, Jd. Carmem Cristina, Jd. Stefania, Jd. Santa Luzia, Jd. das Laranjeiras, Jd. São Camilo e Jac I e II, da R. Osvaldo Moreira à Estrada da Cobrasma.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98