Sábado (02/09) foi dia de mais um mutirão ambiental. A ação “De Olho na Agenda Verde” reuniu 14 servidores de oito secretarias municipais, que saíram às ruas para fiscalizar imóveis no Jd. Santa Clara do Lago 1 e 2, Jd. Interlagos e Jd. Mirante. O objetivo é verificar como estão os locais por onde o Mutirão de Limpeza e Zeladoria da Prefeitura já passou. Ao final da jornada, realizaram 114 notificações por descarte irregular de resíduos, principalmente entulhos, e acúmulo de material de construção sobre a calçada, impedindo ou dificultando a circulação de pessoas.
Os imóveis com alguma irregularidade foram notificados por escrito pelos agentes municipais e têm até o dia 11 deste mês setembro para regularizar a situação. O descarte ilegal de resíduos é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160,43 até R$ 32.068, 00. Qualquer pessoa pode denunciar casos de descarte irregular. Basta enviar mensagem de texto, foto ou vídeo por meio do aplicativo Whatsapp (19) 99976-1840, para a equipe de Fiscalização Ambiental.
Educação ambiental
A ação de alerta e fiscalização integra Agenda Verde, iniciativa que leva ações de remoção de entulhos e outros resíduos, limpeza de bueiros, combate ao mosquito Aedes aegypti e sinalização de vias, dentre outras, a diversos bairros de Hortolândia, atendidos por região. Realizado desde março deste ano, o Mutirão de Limpeza e Zeladoria entra na reta final. A quinta e última etapa acontece na região do Jd. Nova Europa, em fase de “pente-fino”. Ao término desta, a Prefeitura terá beneficiado 99 bairros.
Na penúltima etapa, a Administração já havia recolhido mais de 9 mil toneladas de lixo, entulho e materiais sem serventia para a população, em 77 bairros. A Operação Cata-Bagulho atendeu aproximadamente 56 mil residências nas regiões do Jd. Rosolen, Jd. Amanda, Jd. Nova Hortolândia e Central.
A vistoria do último sábado reuniu representantes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Obras e Serviços Urbanos; Governo (Departamento de Direitos Humanos); Assuntos Jurídicos; Mobilidade Urbana; Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde; Cultura, Esportes e Lazer. As atividades de fiscalização acontecem desde abril e são intensificadas aos sábados. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo é conscientizar a população. É que, concluído o prazo da notificação, mesmo quando o proprietário do imóvel recebe a multa pelos Correios, é possível reverter a penalidade, recorrendo. Em todos os casos, no entanto, é preciso comprovar a efetiva remoção dos resíduos: seja comparecendo à Prefeitura, seja entrando em contato pelo WhatsApp Ambiental, em ambos os casos apresentando fotos que comprovem a regularização do caso.
Durante a ação, os agendes, além de notificar, distribuem panfletos a fim de orientar e estimular os munícipes à aderir à proposta de contribuir com uma cidade mais limpa, cuidada e saudável. O impresso informa que a cidade dispõe de locais apropriados para descarte de entulhos e recicláveis, como os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis) e os LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). No folder, o principal lembrete é “A Prefeitura fez a parte dela. Agora, chegou a sua vez”.
Veja o que você pode fazer para deixar Hortolândia mais limpa e saudável:
- Não armazene material de construção na calçada, mantendo-a limpa;
- Não acumule lixo ou materiais sem uso, como pneus velhos, latas e móveis inutilizados;
- Não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, ruas, avenidas e praças.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98