Nossa Cidade

Prefeitura intensifica atualização de Carteira de Vacinação

Ação acontece na próxima semana; objetivo é evitar atrasos em imunizações, após recentes mudanças no Calendário Vacinal
Quem pensa que Carteirinha de Vacinação é coisa da infância, está enganado. Mesmo na idade adulta, são várias as imunizações consideradas obrigatórias pelo Ministério da Saúde. Para garantir a ampliação da cobertura vacinal, a Prefeitura de Hortolândia, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, intensificará, na próxima semana, a vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano), Meningite, Hepatite B e outras doses que tiveram mudanças recentes no Calendário Vacinal. Confira abaixo as principais mudanças no Calendário Básico de Vacinas Obrigatórias.
A Vigilância Epidemiológica, órgão da Prefeitura de Hortolândia, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, orienta a população sobre a importância de ficar sempre atento sobre as datas previstas no Calendário Básico de Vacinação para que nenhuma imunização seja esquecida. Além disso, é preciso prestar atenção nas mudanças realizadas neste calendário, como ampliação de faixa etária e inclusão de novas vacinas.
Para atualizar a Carteirinha de Vacinação, basta comparecer na unidade de saúde mais próxima de casa, levando o documento com o histórico das imunizações já recebidas. As equipes das salas de vacina vão conferir se a Carteirinha está com as doses em dia e, caso alguma vacina esteja atrasada, a pessoa é imunizada na hora, gratuitamente.
De acordo com informações do órgão municipal, sete vacinas sofreram alterações de Calendário, no último ano. São elas: Hepatite A, Hepatite B, Tetra Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Catapora), Tríplice Viral (sarampo, Caxumba e Rubéola), Meningo C (Meningite), dTpa-Gestantes (Coqueluche) e HPV (Papiloma Vírus Humano). Especificamente em Hortolândia, a Vigilância Epidemiológica também recomenda a vacinação contra Febre Amarela, uma vez que no início deste ano a cidade foi incluída como cidade de risco ampliado para a doença. Para esta vacina, a orientação é que sejam imunizadas pessoas de todas as faixas etárias, com exceção de crianças menores de um ano, gestantes e pessoas com baixa imunidade.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...