Equipamentos de ginástica priorizam exercícios para membros superiores, além de altura possibilitar uso da academia por cadeirantes
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Chefia de Gabinete, articula a instalação de mais duas academias PCD (Pessoa com Deficiência) na cidade. Já existe um modelo desta academia no Jardim Amanda, onde os equipamentos têm altura diferenciada, permitindo o uso por cadeirantes. Além disso, eles possibilitam a prática de exercícios que priorizam a musculatura dos membros superiores, fortalecendo costas, peito, ombros e braços.
De acordo com Elaine Aparecida Gombrade de Oliveira, chefe do Setor de Políticas Públicas para PCD, órgão vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete, as academias para PCD já estão sendo viabilizadas. “Vamos instalar duas novas academias ainda no primeiro semestre. Além disso, vamos focar no cadastro das pessoas com deficiência para identificar onde elas estão, a fim de melhorar nossa oferta de ações específicas para este público”, destacou Elaine.
As academias PCD serão um dos assuntos tratados pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência na primeira reunião deste ano. O planejamento acontece na próxima sexta-feira (19/01), as 19h, na Casa dos Conselhos, localizada na rua Maria Bernardes, 373, no Remanso Campineiro.
Conselho
O presidente do Conselho, Roberto de Oliveira, enfatiza que algumas das ações resultantes das políticas públicas para PCD (Pessoa com Deficiência) realizadas no último ano, com apoio do Conselho Municipal, vão entrar também no planejamento para 2015. “Realizamos diversas atividades de sucesso, como a programação da Vira Inclusiva e a inauguração da primeira academia PCD, no Jardim Amanda”, enfatizou Oliveira.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98