Espaço oferecerá o curso gratuito de costura industrial com o objetivo de formar mão de obra para pólo têxtil
Prefeitura de Hortolândia implantará uma unidade do Centro de Qualificação Profissional no Jardim Terras de Santo Antonio. Em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social oferecerá o curso de costura industrial, a partir de julho, para beneficiários do programa Qualifica Cidadão.
A segunda unidade do espaço municipal de formação funcionará na Rua Eleusina Batista Silva, 1339. A Prefeitura estrutura o local para implantar o Centro de Qualificação, que oferecerá aulas nos períodos da manhã e da tarde.
De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento, o objetivo da Prefeitura é formar profissionais para atender a alta demanda de mão de obra apresentada pelas indústrias do pólo têxtil da região.
Por meio do curso de costura industrial, a Prefeitura capacitará 60 pessoas para o mercado de trabalho. Ao final do curso, com duração de 12 meses, os estudantes serão capazes de confeccionar artigos de vestuário, cama, mesa e banho utilizando diversos tecidos.
“Este curso é uma oportunidade para as pessoas atendidas pelo programa Qualifica Cidadão aprenderem uma profissão e voltarem para o mercado de trabalho”, observa a secretária.
Por meio do Programa Qualifica Cidadão, a Prefeitura oferece ao trabalhador desempregado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 510 mensais para participar de atividades de qualificação profissional. Em contrapartida, o beneficiário cumpre uma carga horária de 30 horas semanais em atividades que contribuam para a melhoria da cidade.
O objetivo da Prefeitura com o programa é ajudar o cidadão se requalificar para voltar ao mercado de trabalho. Cerca de 250 pessoas são atendidas pelo Qualifica Cidadão.
Santiago e Boa Esperança também terão centros de qualificação
Rosana adiantou que a Prefeitura trabalha para implantar, até o final deste ano, mais duas unidades do Centro de Qualificação Profissional. Os espaços de profissionalização funcionarão nas regiões dos bairros Santiago e Boa Esperança.
Em abril, a Prefeitura inaugurou o primeiro Centro de Qualificação Profissional, no Jd. Santa Clara do Lago. A parceria com o Senac-Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) garante cursos profissionalizantes para 200 jovens nas áreas de auxiliar administrativo, educação para o trabalho e de agente socioambiental.
A criação dos centros de qualificação profissional em várias regiões da cidade é uma das prioridades do prefeito Antonio Meira na área de inclusão social.
“É compromisso do nosso governo oferecer oportunidade para as pessoas crescerem junto com a cidade e conquistarem a independência financeira. Ao oferecer cursos gratuitos de formação profissional estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito Antonio Meira.
Texto: Elisabeth Soares
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98