A partir desta quinta-feira (21/11), o Hospital Municipal Mário Covas conta com novas instalações para o laboratório de análises clínicas. O ambiente, mais espaçoso e com bancadas específicas para cada tipo de exame, garante maior qualidade na prestação de serviços. O prefeito Angelo Perugini esteve no Hospital para acompanhar o início da operação das novas instalações do laboratório. Em breve, a Prefeitura iniciará a reforma do Hospital.
No local, os equipamentos de última geração possibilitam a apuração de resultados de exames em 40 minutos, tempo considerado excelente. De acordo com a biomédica Érika Monteiro, responsável técnica e coordenadora do laboratório, cerca de 30 mil exames são realizados por mês no Hospital. “Temos capacidade de realizar inúmeras análises, desde as mais básicas de hematologia, como hemograma, até bioquímicas, como enzimas cardíacas, além de exames que avaliam a função renal e hepática”, detalhou.
Nas instalações anteriores, as bancadas ficavam muito próximas. Já no local que passa a funcionar nesta data, há separação de setores para cada tipo de análise laboratorial. “Melhoramos a disposição dos equipamentos e o fluxo de amostras, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Temos um espaço para recebimento das amostras, um local para triagem e separação, e um espaço específico para a fase analítica, tudo com muita segurança para que os resultados sejam rápidos e precisos”, destacou Érika.
Transformação na saúde
A Prefeitura de Hortolândia desenvolve uma série de obras e ações para a reestruturação do sistema de saúde na cidade, que incluem a reforma e ampliação do Hospital Municipal, a reforma de UBSs, a abertura de farmácias em todas as unidades de saúde, entre outras melhorias que resultam em mais qualidade no atendimento prestado aos munícipes. Estas intervenções fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas por meio de parcerias da Prefeitura com a iniciativa privada, governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98