Cerimônia de formatura, realizada nesta quinta-feira (29/06), no auditório Andreia Borelli, no Remanso Campineiro, foi marcada pela emoção
Numa cerimônia marcada pela emoção, a Prefeitura de Hortolândia entregou diploma de conclusão da EJA (Educação de Jovens e Adultos) a mais 100 estudantes que cursaram gratuitamente a modalidade em escolas municipais. Quase 250 pessoas compareceram à formatura, dentre elas formandos, familiares, vereadores e profissionais da Educação.
Durante o evento,realizadona noite desta quinta-feira (29/06), no auditório Andreia Marise Borelli, no Remanso Campineiro, houve apresentação musical, que reuniu no piano a coordenadora pedagógica Selma Epifânia, no violino a professora de música Vanessa e no violão o engenheiro Marcelo Zanibon. Para os estudantes, a solenidade marca um momento importante, pois representa o término do ensino básico e a habilitação para ingressar no Ensino Médio.
“A EJA é muito importante para nós e é tratada com muito carinho pela nossa Administração. Estas pessoas que, por algum motivo, tiveram que interromper os estudos, têm trajetória riquíssima. Nesta modalidade, somam-se os conteúdos do ensino regular com o conhecimento de vida destas pessoas, suas vivências e experiências. Foi emocionante ver juntos jovens, de 16 ou 17 anos, retomando os estudos visando à capacitação para o trabalho, e uma senhora de 65 anos. Um encontro de gerações com experiências diferentes”, destacou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.
EJA
A Prefeitura oferece esta modalidade de ensino gratuito em quatro escolas polo da rede municipal. Atualmente, há cerca de 500 alunos inscritos. A partir deste ano, além da educação formal, os inscritos terão também aulas de capacitação profissional. Os cursos, que serão oferecidos em parceria com outros setores sociais, ainda estão em definição pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com base em pesquisa feita com os atuais matriculados.
A EJA é voltada a pessoas, a partir de 15 anos, que não puderam completar os estudos na idade adequada. As aulas apresentam conteúdos que vão do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo é fazer jovens e adultos voltarem à sala de aula, de forma gratuita, para que ampliem os horizontes pessoais e profissionais.
Veja abaixo as escolas municipais que oferecem a EJA:
Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira – Rua Aurora P. Tanachi, 995, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, telefone: 3819-6093
Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – Rua Lealdo José dos Santos, 170, Jd. Sumarezinho, telefone: 3809-2010
Emef Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim – Rua Maria de Lourdes Cangleriane Cancian, 92, Remanso Campineiro, telefone: 3865-2844
Emef Jd. Amanda I (CAIC) – Av. Graciliano Ramos, 698, Jd. Amanda, telefone: 3897-6055
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98