A falta de chuvas no mês de janeiro têm preocupado municípios abastecidos pelo Sistema Cantareira, como algumas cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que utilizam água dos rios da Bacia PCJ (Piracicaba, Capiravi e Jaguari), e a Grande São Paulo. Em Hortolândia, o sistema de abastecimento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) capta água do rio Jaguari, que também sofre com baixa vazão. Na sexta-feira (07/02), o prefeito Antonio Meira, o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon, e o gerente de divisão da Sabesp, Alinar Silva Lima, visitaram a estação de captação do rio Jaguari, em Paulínia, onde conversaram sobre medidas para conscientizar a população da necessidade de economizar água.
“A situação em Hortolândia ainda está dentro do controle, uma vez que temos reservatórios na cidade com capacidade de armazenamento para 20 milhões de litro. No entanto, toda a região sofre com a baixa vazão. O esforço pela economia deve ser conjunto”, destacou Meira, em solidariedade com a situação das cidades onde o problema da baixa vazão já afeta o abastecimento das casas.
Em Hortolândia, todas as regiões contam com reservatórios para casos de emergência. Além do reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) no Parque do Horto, há reservatórios no Jardim Campos Verdes, Jardim Amanda e no Jardim Rosolen, cada um com capacidade para 5 milhões de litro de água. A Sabesp planeja, até o final do ano, construir mais dois reservatórios, no Jardim Amanda e no Jardim Novo Ângulo.
“Não será necessário racionamento, rodízio ou outra alternativa mais radical para diminuir o consumo de água em Hortolândia. No entanto, alertamos a população para a necessidade de economizar, o que vai colaborar com toda a região”, disse o secretário de Planejamento.
Nesta semana, a Sabesp iniciou uma campanha de conscientização para orientar a população sobre como diminuir o consumo em casa. De acordo com o diretor da companhia, foram impressos informativos que serão entregues em todas as residências, junto com a conta de água. “Esperamos que a população adote estas dicas e diminua o consumo, colaborando para a manutenção dos reservatórios”, declarou Lima.
Um estudo técnico do Consórcio PCJ, divulgado na última semana, aponta a necessidade de chuvas diárias de 17 mm, em média, durante 60 dias ou mil mm no acumulado para que os reservatórios do Sistema Cantareira voltem a operar com 50% de sua capacidade de armazenamento de água, o que aumenta a vazão dos rios. Técnicos da entidade também alertaram que se a situação não se alterar, a água dos reservatórios do Cantareira será consumida em 80 dias. Nesta segunda-feira (10/02), a vazão do Rio Jaguari registrada foi de 10,79m3/s. Atualmente, o Sistema Cantareira opera apenas a 24% da sua capacidade.
Confira algumas dicas para economizar água:
- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes (economia de 11,5 litros);
- Tome banhos de, no máximo, cinco minutos (economia de 90 litros);
- Regue plantas com regador (economia de 96 litros);
- Ensaboe a louça com a torneira fechada (economia de 97 litros);
- Lave o carro com balde (economia de 176 litros);
- Limpe a calçada com a vassoura (economia de 279 litros).
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98