Nossa Cidade

Prefeitura e Dell oferecerão capacitação profissional para deficientes

 

A Prefeitura tem uma boa notícia para moradores de Hortolândia, com algum tipo de deficiência, interessados em empreender ou ingressar no mercado formal de trabalho. Por meio de parceria com a empresa de tecnologia Dell Computadores, a Administração Municipal disponibilizará um programa de qualificação profissional gratuito, voltado ao segmento PCD (Pessoa com Deficiência). O objetivo é qualificar estas pessoas para aumentar suas chances de empregabilidade e crescimento profissional. O programa é realizado pelo LEAD (Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência) da Dell, associado ao IEPRO (Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos) da UECE (Universidade Estadual do Ceará). 

Três cursos serão oferecidos: Lógica de Programação, Informática Prática e Java Básico. As capacitações são modulares (veja abaixo) e estarão disponíveis em um portal de ensino na internet, acessível para surdos, pessoas com baixa visão e deficientes físicos, ou em aplicativo (também acessível para apoio ao estudo) usado em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Certificados, validados pela UECE, serão emitidos a cada módulo. Poderão se inscrever pessoas com deficiência, física ou intelectual, com 14 anos de idade ou mais, que tenha escolaridade a partir do 9o ano do Ensino Fundamental. Em princípio, há 200 vagas disponíveis, embora um dos objetivos seja elaborar um cadastro de reserva para que, em caso de desistência, vagas ociosas sejam preenchidas, mesmo durante a capacitação. Parte das vagas remanescentes será destinada a alunos da Etec-Hortolândia (Escola Técnica Estadual/Centro Paula Souza).

Detalhes da parceria foram discutidos em reunião, nesta terça-feira (03/04), no Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, entre representantes da Dell, do LEAD e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Também participaram do encontro integrantes das secretarias de Governo; de Educação, Ciência e Tecnologia; de Inclusão e Desenvolvimento Social, bem como da Etec-Hortolândia, do CMPCD (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), da Assimei (Associação dos Microempreendedores Individuais da cidade de Hortolândia e Região) e de entidades como o CCART (Centro de Convivência, Aprendizagem, Reabilitação e Trabalho).

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tino Sampaio, o programa representa uma grande oportunidade para o segmento PCD e também para a cidade. Em breve, a Administração divulgará outras informações sobre o público-alvo a ser atendido e o sistema de inscrição. “Um programa voltado para capacitar as pessoas com deficiência, priorizando os mais vulneráveis, é uma ótima notícia. Pelo que vimos, é uma ferramenta sensacional de capacitação. Não vamos poupar esforços para encontrar o público interessado”, afirma o diretor de Inclusão social, Renato Bueno. “É um projeto maravilhoso, pois boa parte dos 10 mil microempreendedores existentes em Hortolândia é também pai de PCDs”, ressalta Isabel Moura, representante da Assimei e presidente do CMPCD. “A EAD (Educação a Distância) é a melhor ‘sacada’ para o PCD que quer aprender. É a melhor maneira de estar no mundo para quem nem sempre pode estar no mundo.” 

De acordo com Éder Soares, líder da unidade Fortaleza e um dos idealizadores do LEAD, as inscrições estão previstas para o período de 11 a 25 deste mês. O processo seletivo, com prova agendada, se estenderá do dia 11 a 28 de abril, com divulgação dos resultados no dia sete de maio. O início das aulas está agendado para 28 de maio. Segundo a gerente de projetos, Lidiane Castro, o processo seletivo é compatível com o curso escolhido. Varia conforme a capacitação pretendida e inclui questões básicas de interpretação de textos, matemática, inglês e informática. O aluno ingressante receberá kit com camiseta do programa, pasta, caderno e caneta.

“Em 2019, a Dell completará 20 anos no Brasil, 12 deles em Hortolândia. É a única fábrica que temos nas Américas. Temos um compromisso com as comunidades onde estamos instalados”, afirma a diretora de relacionamento da empresa, Rosana Galvão. Criado em 2011, o LEAD é desenvolvido há seis anos no Ceará por uma equipe multiprofissional que reúne cerca de 100 pessoas, dentre elas pesquisadores, desenvolvedores, designers, pedagogos e também 50 PCDs, testadores da plataforma. De acordo com a empresa, o programa de capacitação foi desenvolvido com êxito em cidades como Fortaleza e São Paulo.

Conheça os módulos disponíveis em cada curso:

Lógica de Programação – Lógica de Programação + EaD, Java Básico I e Java Básico II

Informática Prática – Informática Prática + EaD e Empreendedorismo

Java Básico – Java Básico I + EaD, Java Básico II e Java Intermediário I

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...