Nossa Cidade

Prefeitura de Hortolândia reforça importância de imunizar crianças contra Poliomielite

Principal sintoma da doença é paralisia de membros inferiores

Se você tem crianças e adolescentes em sua família, ou é responsável por menores, é importante cuidar da saúde deles. A Prefeitura de Hortolândia reforça que iniciou na segunda-feira (08/08 as campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de multivacinação. As campanhas são realizadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, das 8h às 15h30. 

É necessário levar a carteira de vacinação, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente. A Prefeitura reforça que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro das unidades durante as vacinações. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Dia D das duas campanhas será no dia 20 deste mês. As duas campanhas serão realizadas até o dia 9 de setembro.

Poliomielite

A Secretaria de Saúde salienta que a adesão à campanha de imunização contra a Poliomielite está sendo baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais do público-alvo. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, até o momento o município aplicou 270 doses da vacina (confira cobertura vacinal abaixo).

A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que crianças que já tenham recebido as três doses da VIP (vacina inativada Poliomielite), que é aplicada com seringa, podem ser vacinadas na campanha com a VOP (vacina oral Poliomielite), que é a vacina em gotas.

As crianças devem receber as doses da VIP com dois meses de idade (1ª dose), quatro meses (2ª dose) e seis meses (3ª dose). Caso a criança estiver faltante com alguma das doses da VIP, deve completar a imunização da VIP para poder receber a VOP. 

A coordenadora Ana Paula Fernandes reforça a importância das crianças serem imunizadas contra a Poliomielite. “Caso a criança não seja vacinada, ela corre o risco de contrair a doença. O principal sintoma é a paralisia dos membros inferiores, ou paralisia flácida”, alerta Ana Paula.

Por causa das campanhas massivas de vacinação contra a Poliomielite realizadas nas décadas anteriores, o Brasil não tem nenhum caso da doença desde 1989, por isso a doença foi considerada erradicada. No entanto, nos últimos anos foram registrados surtos da doença em alguns países.

Cobertura vacinal da campanha de imunização contra a Poliomielite:

IdadeDoses aplicadas 
1 ano (população estimada: 2.832)94 
2 anos (população estimada: 3.272)57 
3 anos (população estimada: 3.286)53 
4 anos (população estimada: 3.254)66 
Total público-alvo: 12.644(estimativa do Ministério da Saúde)Total doses aplicadas: 270Cobertura vacial: 2%

Multivacinação

A campanha de multivacinação é para atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a menos de 15 anos de idade, de acordo com o calendário do PNI (Programa Nacional de Imunizações). Confira abaixo a cobertura vacinal da campanha de multivacinação.

Portanto, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que famílias e responsáveis aproveitem a campanha para levar crianças e adolescentes para serem imunizados contra várias doenças, como Tuberculose, Hepatite, Tétano, Difteria, Meningite, Febre Amarela, Sarampo, Rubéola, Caxumba, Catapora, dentre outras. De acordo com a coordenadora Ana Paula Fernandes, crianças de 0 a 4 anos devem receber 14 vacinas diferentes. Já crianças e adolescentes de 5 a 14 anos devem receber 17 vacinas (confira os quadros abaixo).

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o governo do Estado recomendou antecipar o intervalo das vacinas para o período mínimo de intervalo de cada imunizante para crianças e adolescentes que estejam com as vacinas em atraso. 

“É importante destacar também que na campanha poderão ser imunizados adolescentes que ainda não receberam a vacina contra o vírus HPV, que é responsável por alguns tipos de Câncer. Podem receber a vacina meninas com idade a partir de 9 anos e meninos com idade a partir de 11 anos”, alerta a coordenadora Ana Paula Fernandes.

Na campanha deste ano, o governo estadual autorizou que adolescentes de 13 e 14 anos podem receber a vacina Meningocócica C, desde que não tenham recebido o imunizante com 11 ou 12 anos.

Cobertura vacinal da campanha de Multivacinação:

IdadeCrianças que compareceramCrianças vacinadasCobertura vacinal
Menos de 1 ano de idade24621085%
5 a 14 anos1558655%

Vacinas que crianças de 0 a 4 anos devem receber:

BCG
Hepatite B
VIP (vacina inativada Poliomielite)
Pentavalente
Rotavírus
Pneumocócica 10 Valente
Meningocócica C
Febre amarela
SCR (Sarampo / Caxumba / Rubéola)
Varicela
VOP (vacina oral Poliomielite)
DTP
Hepatite A
Influenza

Vacinas que crianças e adoelscentes de 5 a 14 anos devem receber:

HPV
Antitetânica
Meningocócica ACWY
Influenza

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...