Autoridades sanitárias internacionais alertam sobre ocorrência de casos da doença registrados em diferentes países
Você ainda não levou suas crianças para serem imunizadas contra a Poliomielite? Então, fique atento e proteja a saúde dos seus pequeninos. A Prefeitura de Hortolândia reforça que a campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 30 deste mês. A vacinação é feita, das 8h às15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Administração Municipal alerta famílias e responsáveis sobre a importância de vacinar as crianças contra a Pólio diante do risco do ressurgimento da doença no Brasil com a entrada de pessoas oriundas de países onde o vírus causador da doença continua a circular.
Conforme nota técnica enviada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual para as Secretarias de Saúde municipais, autoridades sanitárias internacionais alertam que a Poliomielite continua endêmica em países da Ásia (Paquistão e Afeganistão). Além disso, casos recentes da doença foram registrados em países da África (Malawi) e do Oriente Médio (Israel) nos quais a Pólio estava erradicada. A nota também alerta para o cenário de insegurança sanitária verificado na Ucrânia em decorrência do conflito militar no qual o país está envolvido. Essa situação pode contribuir para a ocorrência de várias doenças transmissíveis naquele país, dentre as quais a Poliomielite.
Diante de todos esses fatos, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as famílias e responsáveis levem suas crianças para serem vacinadas contra a Poliomielite. A Secretaria de Saúde alerta que a adesão à campanha está baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais da população infantil da faixa etária estipulada. A Secretaria de Saúde ainda orienta para pessoas que, porventura, estejam com viagem marcada para algum dos países onde há ocorrência da Pólio para que atualizem sua vacinação contra a doença.
Paralisia de membros inferiores
A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que crianças que já tenham recebido as três doses da VIP (vacina inativada Poliomielite), que é aplicada com seringa, podem ser vacinadas na campanha com a VOP (vacina oral Poliomielite), que é a vacina em gotas. As crianças devem receber as doses da VIP com dois meses de idade (1ª dose), quatro meses (2ª dose) e seis meses (3ª dose). Caso a criança esteja faltante com alguma das doses da VIP, deve completar a imunização da VIP para poder receber a VOP.
“Caso a criança não seja vacinada, ela corre o risco de contrair a doença. O principal sintoma é a paralisia dos membros inferiores, que é a paralisia flácida aguda”, alerta Ana Paula. Por causa das campanhas massivas de vacinação contra a Poliomielite realizadas nas décadas anteriores, o Brasil não tem nenhum caso da doença desde 1989.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98