A Prefeitura de Hortolândia promoveu, nesta sexta-feira (15/06), capacitação de entrevistadores do CADUN/PBF (Cadastro Único do Programa Bolsa Família), do Governo Federal. O treinamento dos 15 operadores foi realizado no HORTOFÁCIL, na Região Central. A iniciativa é da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
Segundo a gestora do CADUN, Hilka Beka Araújo, o objetivo da capacitação é aperfeiçoar a abordagem das famílias e a coleta de dados sobre elas, aprimorando o preenchimento do formulário do Cadastro Único. Durante a capacitação, os participantes puderam tirar dúvidas, exemplificar situações e debater sobre o perfil das famílias que buscam se cadastrar junto ao Bolsa Família.
O Cadastro Único é um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda — as que têm renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Estas informações podem ser utilizadas pelo Poder Público, nas esferas federal, estadual e municipal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades.
Embora o Bolsa Família seja um programa federal, cabe ao município conduzir o processo de gestão do Cadastro Único. O contato com as famílias cadastradas ou que têm perfil para cadastramento é realizado diretamente pelo município. Para tanto as informações precisam ser qualificadas e a inclusão da população socialmente vulnerável deve ser priorizada. Por isso, o entrevistador deve aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos, a fim de que as informações obtidas sejam registradas com a máxima exatidão, explica Hilka.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98