A Prefeitura de Hortolândia assina, nesta terça-feira (04/02), o contrato de PPP (Parceria Público Privada) para ações de modernização, manutenção e gestão da iluminação pública. Com esta medida, a Administração Municipal garante uma cidade mais iluminada, moderna e segura para a população. A assinatura será às 18h, no Druds Hotel. O valor contratual é de R$ 227 milhões e o período para que serviço de iluminação seja explorado é de 30 anos. A primeira ação do consórcio será a troca das luminárias de todos os 22 mil pontos de energia, nas ruas de toda a cidade, por lâmpadas de LED.
A PPP é um contrato administrativo de concessão, firmado entre o Poder Público e a iniciativa privada. A concorrência da PPP da iluminação teve como vencedor o consórcio Ilumina Hortolândia. A estimativa da Prefeitura é que, com a PPP, os custos com iluminação pública sejam reduzidos em 50%. Isso porque as lâmpadas de LED que serão usadas nos postes das ruas iluminam mais e consomem menos energia elétrica do que as de vapor de sódio, usadas atualmente. “Hoje, pagamos R$ 600 mil por mês em iluminação pública. Com as lâmpadas de LED, vamos pagar 200 mil. É com esta economia investiremos na troca das lâmpadas, garantindo mais segurança no dia a dia da população”, afirma o prefeito Angelo Perugini.
As lâmpadas de vapor de sódio estão nos postes públicos desde 2005, quando a Prefeitura iniciou a troca das antigas lâmpadas de vapor de mercúrio por estas que, até então eram a tecnologia mais avançada. Na época, a ação fez parte de um Plano de Expansão e Melhoria da Iluminação Pública, realizado em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). Na ocasião, a cidade contava com 10 mil pontos de iluminação pública.
Cidade inteligente
Outra importante ação a ser implantada pelo consórcio nesta PPP é o monitoramento inteligente. A ação coloca Hortolândia na lista das cidades inteligentes. Por meio de transmissores de dados em cada luminária, será possível reduzir o nível de luminosidade das lâmpadas nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia. Além disso, será possível monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida, além de eficiência energética e economia aos cofres públicos.
O consórcio Ilumina Hortolândia é composto por cinco empresas: Engeluz Iluminação e Eletricidade Eireli; Braziluz Eletrificação e Elétrica Ltda.; Tecnoluz Eletricidade Ltda.; Capital Humano Obras e Serviços Urbanos Ltda.; e F.M. Rodrigues e Cia Ltda. A partir da assinatura do contrato, elas já assumem os serviços de monitoramento inteligente, expansão, operação e manutenção dos pontos de iluminação da cidade.
PIC
Os investimentos em iluminação pública fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) implantado pelo prefeito para incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para estas intervenções, o município conta com apoio de recursos da iniciativa privada e dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.
Além da PPP, a Prefeitura tem em andamento um contrato de iluminação para implantação de postes com luminárias de LED nas principais avenidas da cidade, inclusive, nas que estão em construção. As novas luminárias seguem o padrão das que foram instaladas, em 2019, em diversos pontos da cidade. O serviço começou pela Avenida São Francisco de Assis, no trecho entre a Vila Real e o Parque do Horto. Os demais locais contemplados com o atual contrato de iluminação são: a ponte de ligação do Jd. Novo Cambuí com o Parque Gabriel; a avenida José Augusto de Araújo (Novo Estrela); a ponte do Jd. São Sebastião; o trecho viário de ligação do Jd. Nova Alvorada até o Jd. Santa Clara do Lago II; a avenida Olívio Franceschini (trecho próximo ao Condomínio Residencial Jd. de Mônaco); a rotatória do Hospital Mário Covas; a avenida Panaíno; e a avenida da Emancipação (trecho próximo ao Good Bom).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98