Quem faz da alimentação aliada para a saúde e a qualidade de vida tem mais uma chance de diversificar o cardápio diário, aprendendo receitas novas e balanceadas. A Prefeitura de Hortolândia abriu inscrições para cinco novas turmas dos cursos gratuitos de alimentação saudável, realizados em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria). Desta vez, as aulas acontecerão no Banco de Alimentos, órgão do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O Banco está localizado na Rua Maria Catarina Vasconcelos Pinheiro, 65, no Parque Odimar. A iniciativa faz parte do calendário de aniversário dos 27 anos de Hortolândia.
Há 25 vagas disponíveis por curso. Interessados podem se inscrever, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, enquanto houver vagas, pelos telefones do Banco de Alimentos: 3845-6630 e 3845-4920. Para fazer o cadastro, é preciso informar o nome completo, a data de nascimento e os números de identidade (RG) e CPF (Cadastro de Pessoa Física). Podem participar pessoas a partir dos 16 anos de idade. No dia da primeira aula, o participante previamente inscrito por telefone deverá levar os originais dos documentos para apresentar.
São três tipos de cursos: dois do “Alimente-se Bem” (um sobre cereais e leguminosas e outro sobre bolos caseiros) e um do “SMC-Sabor na Medida Certa” (para quem tem Hipertensão). As turmas começam nesta segunda-feira (11/06) e vão até quarta-feira (13/06). Nas oficinas culinárias do “Alimente-se Bem” são mostradas novas preparações. Também é ensinado como aproveitar integralmente os alimentos (além da polpa, talos, cascas e sementes de vegetais, por exemplo). Já os cursos de “Sabor na Medida Certa” trazem receitas saborosas e saudáveis para quem precisa adequar a alimentação, por motivos de saúde, como hipertensos e diabéticos. Ao final, os participantes receberão material didático com as receitas (livro ou folheto). As aulas serão ministradas por nutricionistas do Sesi.
“Estas ações de educação alimentar são uma oportunidade que a Prefeitura tem de falar de alimentação saudável e ajudar a população de Hortolândia a criar novos hábitos. Aumentou o número de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e colesterol. A alimentação é fundamental no combate a estas epidemias. Além disto, as oficinas culinárias resgatam o prazer de cozinhar. Deste modo, mostramos como é importante o lema que diz: descascar mais e desembalar menos”, esclarece a nutricionista Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar.
Veja abaixo as oficinas culinárias disponíveis:
TURMA
DATA
CURSO
T13
11/06 – 8h30 às 12h
Sabor na Medida Certa (SMC) – Hipertensão
T14
11/06 – 13h30 às 17h
Alimente-se bem – Cereais e leguminosas
T15
12/06 – 9h às 12h
SMC – Hipertensão
T16
12/06 – 13h às 16h
SMC – Hipertensão
T17
13/06 – 13h às 16h
Alimente-se bem – Bolos caseiros
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98