Você quer fazer teatro ou dança? Então, fique ligado! A Prefeitura de Hortolândia está com inscrições abertas para as Formações Culturais (cursos profissionalizantes) gratuitas de Teatro e Dança. Os interessados devem se inscrever na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. Podem se inscrever pessoas a partir dos 16 anos, que estejam cursando o Ensino Médio ou que já tenham concluído. Em caso de menor de idade, o interessado deve fazer a inscrição acompanhado do responsável. São 400 vagas disponíveis. O período de inscrição vai até o dia 10 de janeiro de 2020.
Os cursos profissionalizantes são ministrados por arte-educadores que possuem graduação, mestrado e doutorado e são selecionados por processo de credenciamento baseado na experiência artística e docente.
Por meio dos cursos, o aprendiz pode solicitar o registro profissional (DRT) junto ao SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de SP) e ao SindDança (Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo) para pode atuar nos respectivos mercados de trabalho.
Para fazer a inscrição é necessário apresentar cópia da Carteira de Identidade (RG), cópia do comprovante de residência, cópia de atestado de escolaridade do Ensino Médio ou Ensino Superior, uma foto 3×4. Em caso de menor de idade, cópia da Carteira de Identidade (RG) ou de outro documento de identificação do responsável. Para efetivar a inscrição, o interessado terá que passar por processo seletivo que será aplicado pelos arte-educadores que ministram os cursos.
As aulas começam no dia 17 de fevereiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, na própria Escola de Artes. De acordo com a Secretaria de Cultura, os cursos profissionalizantes têm duração mínima de quatro semestres, com carga horária de 1.160 horas. Os aprendizes participam da Mostra de Artes da Cena (MAC), realizada pela Prefeitura a cada final de semestre, que traz espetáculos encenados pelos próprios aprendizes.
Os cursos profissionalizantes têm componentes curriculares práticas e téoricas. O aprendiz pode optar por cursar de uma a cinco componentes curriculares oferecidas no semestre, de acordo com seu interesse e disponibilidade. Ele pode ainda complementar a formação com atividades extra-curriculares promovidas pela Prefeitura. Não é obrigatório cursar todas as componentes para ter direito ao histórico escolar.
A secretária de Cultura, Alessandra Amora Barchini, destaca que os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura são uma excelente porta de entrada para os aprendizes que queiram iniciar carreira artística. “Os cursos profissionalizantes oferecem formação de alto nível, uma vez que são ministradas por arte-educadores, selecionados por processo de credenciamento. Além disso, eles precisam comprovar que têm experiência artística e como docentes. Durante o curso, os aprendizes também colocam em prática os conhecimentos que adquirem a cada semestre por meio de apresentações que eles mesmo criam e encenam. Estes espetáculos são apresentados gratuitamente para a população na própria Escola de Artes”, salienta Alessandra.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98