Cerca de 150 profissionais da Educação da Prefeitura de Hortolândia iniciaram, na noite desta quarta-feira (22/04), o curso de pós-graduação lato sensu “Escola Pública: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, oferecido pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) na modalidade EAD (Ensino a Distância). Durante a formação, será possível refletir sobre como as relações sociais são construídas e como afetam o dia a dia das escolas. A oportunidade fortalece o debate do papel de cada um dentro da escola, uma vez que a formação abrange desde profissionais de zeladoria, professores, até gestores da Secretaria de Educação. De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, os profissionais na universidade, pensando no ambiente escolar e na comunidade que a envolve, fortalece ainda mais as qualificações que já são oferecidas pela Prefeitura aos servidores da Educação.
“Esta pós-graduação vai além dos professores. Ela abrange desde a zeladoria até a gestão escolar, todos com a pretensão de realizar um bom debate sobre as transformações que a escola pública tem passado. Esta formação é muito importante principalmente neste momento em que implementamos a Educação Integral, ação que aumenta significativamente a permanência de profissionais dentro da escola. Sabemos que a aprendizagem acontece, também, a partir da experiência de vida dos profissionais. Poder discutir e aprimorar este debate nos faz compreender melhor todas as relações que perpassam o ambiente escolar, além de melhorar cada vez mais a aprendizagem. Desejamos que a escola seja sempre lugar de alegria e construção, um ambiente propício para que a criança seja feliz e tenha boas experiências”, detalhou Sandra.
Entre os pós-graduandos está o zelador Yuri Diego de Medeiros, de 33 anos, que trabalha na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim São Pedro. Formado em Tecnologia em Gestão Ambiental, ele conta que está ansioso e motivado com o curso da UFSCar. “Eu quero me aprofundar e entender o universo do saber, conhecendo um conceito diferenciado, que eu nunca estudei antes: o conceito construtivista, cujo principal foco é o desejo de aprender”, destacou.
A educadora Rosângela Sales Santana, de 42 anos, trabalha na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Santa Clara. “Me interessei por este curso pela UFSCar ser referência de universidade e também pelo tema, que trabalha a escola pública, local onde sempre trabalhei. Este curso é um grande passo que dou para minha profissionalização. Agradeço à Prefeitura por ter possibilitado mais esta capacitação aos profissionais da Educação. Quero crescer profissionalmente dentro da minha cidade e usar este aprendizado com sucesso”, enfatiza Rosângela.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
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