Porto seco em Hortolândia: você sabe o que é isso?

O porto seco é o nome dado à estação aduaneira que irá conectar rodovias e/ou ferrovias do Centro-Oeste e Sudeste ao porto de Santos. O projeto foi discutido durante o Fórum “Ferrovias em foco: políticas públicas para o setor”, realizado no último dia 15 de junho na USP (Universidade de São Paulo), em São Paulo.

Nossa cidade foi convidada para o evento pelo presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), Vicente Abate, devido à sua relevância no setor ferroviário, que tem um papel histórico, cultural e econômico significativo para Hortolândia.

De acordo com dados levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, atualmente a cidade produz cerca de 600 vagões por ano. Durante o ressurgimento do setor no país, entre os anos de 2010 e 2011, Hortolândia chegou a fabricar cinco mil vagões por ano, empregando 1.500 trabalhadores em empresas de produção de metrô.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, comentou que “o evento mostrou a relevância do setor ferroviário para o nosso município, pois além de ter empresas importantes do setor, que produzem vagões, o metrô e o monotrilho, abriga as que reformam locomotivas e é muito importante para a economia local. Um dos focos para políticas públicas para o setor é o modelo de integração de cidades portuárias com cidades com malhas ferroviárias, como é o nosso município. É importante atrair investidores para dimensionar um porto seco aqui, que permita interagir modais de extrema importância para a logística, para o Estado de São Paulo e o nosso País, sendo também importante na geração de emprego e renda para o nosso munícipe. Aguardamos ansiosos a construção do viaduto sobre a linha férrea, que vai interagir de forma mais significativa, entre bairros importantes

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