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Portfólio vai auxiliar educadores infantis a acompanhar desenvolvimento de alunos da rede municipal

15 de agosto de 2013
in Nossa Cidade

Elaborada por equipes da Prefeitura, documento começa a ser entregue nas escolas da rede

portfolio educação infantil

Como acompanhar e analisar o desenvolvimento da criança, no ambiente escolar, respeitando todos os estágios do universo infantil? A tarefa não é fácil, bem sabem os educadores infantis. Como intuito de auxiliar os profissionais da rede municipal, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, começa a entregar, nesta semana, o Portfólio da Educação Infantil.

Elaborado por uma equipe de coordenadores pedagógicos do Centro de Formação dos Profissionais de Educação Paulo Freire, órgão da Administração, o documento, de 12 páginas, vai ser uma importante ferramenta para aferir e registrar, ao longo do ano, as potencialidades de cada criança matriculada na rede, da creche à pré-escola. O desafio para professores e educadores infantis é, a cada bimestre, avaliar três itens principais: o que a criança já sabe? O que precisa saber? O que fazer para que ela avance?

Outra vantagem da ferramenta é oferecer aos professores parâmetros unificados com relação aos saberes que os estudantes adquiriram ao longo do ano letivo, nas áreas do conhecimento em que o documento foca, tais como: linguagem oral e escrita, matemática, artes e movimento, natureza e sociedade, identidade e autonomia.

Nas 25 unidades de Educação Infantil do município, cerca de 8.300 estudantes serão beneficiados. Muito embora esteja aos cuidados dos profissionais da educação, a ferramenta estará à disposição de pais e responsáveis, sobretudo durante as reuniões com os membros da comunidade escolar. Lá, vão encontrar, além da foto do filho, relatos periódicos das atividades produzidas por ele ao longo do ano, dentre elas um relatório inicial e outro final, que mostram a trajetória de aprendizado da criança.

Olhar mais atento sobre a criança

“A avaliação das crianças já é feita pela Prefeitura. É feito um acompanhamento permanente, com registro bimestral ou diário, sempre que necessário, no caderno de planejamento e registro da criança”, explica Denilce Palomo, coordenadora pedagógica que editou o Portfólio. “A Prefeitura investiu em formação, no primeiro semestre, para capacitar a rede. Deste modo, o Portfólio também vai subsidiar políticas públicas na área da educação de qualidade, além de conter uma avaliação real da criança”, acrescenta.

Para Jacqueline Longuini, coordenadora pedagógica a frente do projeto, o Portfólio da Educação Infantil representa “uma maneira diferenciada e efetiva de realizar a avaliação, de respeitar a infância e, consequentemente, de reorganizar o planejamento, proporcionando atividades interessantes e desafiadoras às crianças que respeitem seus interesses, necessidades, dificuldades e ritmo de aprendizagem e desenvolvimento”, explica. “Uma avaliação que não se preocupa apenas em constatar e registrar e sim que realmente assegure a aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças, fornecendo indicadores que facilitam a retomada e o redirecionamento da prática pedagógica, além de permitir que crianças e educadores se autoavaliem. Este instrumento também facilita para os pais ou responsáveis pela criança, a visualização concreta de seu desenvolvimento”, avalia a educadora.

Jacqueline destaca que o documento foi construído ao longo de três anos de pesquisa, estudo e dedicação. Foi feito coletivamente por uma equipe formada pelas coordenadoras Juliana Folva Poinha, Luciane C. Lozano e Zenaide Ferreira de L. Seorlin (já falecida). “Levamos em consideração os estudos realizados e a prática do cotidiano escolar”, destaca. “A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) orienta que a avaliação na Educação Infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento da criança. Portanto, o portfólio atende essa recomendação, a avaliação formativa, que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem oferecidas, de maneira integral. A partir do reconhecimento da importância de utilizar a avaliação para repensar o processo pedagógico surge o compromisso em lançar sobre a criança um olhar mais atento, mais voltado para o acompanhamento de todas as suas conquistas, aprendizagens e desenvolvimento”, esclarece Jacqueline.

Para a professora do Jardim II A, da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Profª Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, Rosemeire Tereza da Silva, o portfólio é importante porque professores e pais poderão acompanhar mais facilmente o desenvolvimento da criança. “Com esta ferramenta, é mais fácil explicar para a mãe em que fase de desenvolvimento o filho dela está, seja no desenho, seja na leitura e escrita”, explica.

Nesta unidade escolar, as 16 turmas de Educação Infantil vão receber o documento. De acordo com a vice-diretora da escola, Solange Cachimiro Ferreira de Biazzio, “o portfólio representa uma forma de melhor organizar o trabalho do professor e dar uma devolutiva ao pai sobre o aprendizado da criança, tendo como base o desenvolvimento dela, individualmente”, ressalta.

“Os desafios foram muitos na construção dos portfólios e estamos ainda no começo dessa prática tão necessária”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. “No entanto, com o empenho e dedicação de coordenadores e diretores que acreditaram nesta proposta e não mediram esforços de estudar e elaborar junto com seus professores, oferecemos um instrumento pedagógico-analítico que possibilita registrar os avanços das crianças de forma sistemática e objetiva e, assim, alavancar a aprendizagem de todas”, complementa a secretária.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

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