Nossa Cidade

População deve fazer sua parte e colaborar com o descarte correto de resíduos nos PEVs

Prefeitura de Hortolândia reforça a importância dos moradores ajudarem a manter a cidade limpa em ação de educação ambiental no Jd. Everest

Você quer que a cidade fique limpa? Então, não jogue lixo na rua! A Prefeitura de Hortolândia cumpre a parte dela ao fazer constantemente serviços de limpeza em vias e áreas públicas da cidade. Mas é necessário que os moradores também façam a sua parte. Manter a cidade limpa é uma responsabilidade que cabe à população e ao poder público. Para reforçar a importância de fazer o descarte correto de resíduos, a Prefeitura realizou ação casa a casa de educação ambiental com moradores do Jardim Everest, nesta semana. 

Anuncio


A equipe do Núcleo de Educação Ambiental, órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, percorreu a região para conversar com os moradores e conscientizá-los sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos no PEV (Ponto de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) Nova Alvorada, próximo à região, localizado na rua Alcebíades Marques, 15. O PEV Nova Alvorada é um dos dois novos PEVs inaugurados pela Prefeitura no fim do ano passado. O outro PEV novo inaugurado fica no Jardim São Sebastião, na rua Professor Lúcio Alves da Costa, 90 (próximo à Associação de Moradores do bairro). Na ação, os agentes também distribuíram material informativo. 

O trabalho de educação e conscientização integra a política ambiental desenvolvida pela Prefeitura. Por meio da ação, a Administração Municipal estimula a participação dos moradores para tornar a cidade cada vez mais limpa e sustentável.

O coordenador do núcleo, Ricardo Zanoni, ressalta que grande parte da comunidade local está informada sobre a existência do PEV e o usa para fazer o descarte de resíduos e materiais recicláveis. No entanto, os agentes verificaram também a prática por parte de alguns moradores de contratar e pagar terceiros para recolher e descartar resíduos. 

“Orientamos a população para que não contratem terceiros não autorizados ou credenciados para fazer essas tarefas. Uma vez que essas pessoas podem fazer o descarte de resíduos de maneira irregular em áreas públicas, o que causar vários malefícios para a própria população e a cidade. Reforçamos ainda que os moradores não podem atribuir a responsabilidade de manter a cidade limpa somente para a Prefeitura. É necessário que os moradores também façam sua parte nessa questão”, salienta Zanoni. 

Os agentes também orientaram os moradores que o descarte correto de resíduos é uma medida importante para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. 

PEVS

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável reforça para a população que é importante fazer o descarte correto de resíduos, principalmente nesta época do ano, caracterizada pelo aumento de chuvas. Além de causar o entupimento de bueiros, em dias de chuva, o descarte irregular de resíduos em ruas e áreas públicas da cidade pode causar vários outros problemas, como atrair animais peçonhentos (cobras, escorpiões, ratos, entre outros) que transmitem doenças, e a contaminação de áreas verdes naturais existentes na cidade, como lagoas e ribeirões.

Atualmente, Hortolândia tem 13 PEVs. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável salienta que os PEVs são equipados com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material, que são os seguintes: material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico), material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros), material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis. Nos PEVs, a população também pode descartar eletroeletrônicos e vidro. Nos PEVs não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde

No caso dos resíduos de materiais de construção civil, a quantidade de descarte é limitada a 1 m³, quantidade que equivale a 1.300 kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50 kg. Se a quantidade for acima de 1 m³, a diretora orienta os moradores a contratarem caçamba.

MULTA

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 4,0941), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. 

A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo