Nossa Cidade

População de Hortolândia ganha mais três pontos de coleta seletiva

Dispositivos, adquiridos por meio de parceria entre Prefeitura e consórcio Consimares, começam a funcionar em janeiro

A população de Hortolândia ganhará, em breve, mais três dispositivos para descarte de recicláveis. São os “eco drive thrus”, contêineres instalados em vias de grande movimentação e dotados de coletores para o descarte correto de papel (azul), metal (amarelo), plástico (vermelho) e vidro (verde). Para depositar cada tipo de resíduo, basta encostar o veículo e selecionar o campo específico. Ciclistas e pedestres também podem utilizar os equipamentos.

Instalados por meio de parceria entre a Prefeitura e o consórcio Consimares, do qual o município faz parte, os equipamentos devem começar a funcionar em janeiro de 2017 e estão localizados na Av. Olívio Franceschini, no Jd. Santana; na Rua Orlando Pavan, no Jd. Rosolen (próximo ao Banco Santander); e na Rua Casemiro de Abreu, no Jd. Amanda (perto da academia ao ar livre). Os “eco drive thrus” fazem parte do Sigah (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia), que já oferece à população Usina de Reciclagem de Resíduos, Galpão de Triagem e seis PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis).

O investimento é da ordem de R$ 90 mil. Cada equipamento é capaz de coletar 4 toneladas/dia, 1 tonelada por espaço. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o objetivo da ação é contemplar regiões com grande fluxo de veículos, promover a consciência cidadã com relação à coleta seletiva e facilitar a vida do munícipe que deseja realizar descarte correto de resíduos.

A partir de janeiro, tudo o que for descartado no “eco drive thru” será diariamente coletado pela Prefeitura e levado para o Galpão de Triagem, no Parque Perón. A ideia é estimular a geração de trabalho e renda dos cooperados que lá atuam. “Estes espaços para dispensação de resíduos recicláveis são importantes paraque a população se conscientize e a Prefeitura ajude a trabalhar esta ideia de pré segregação em casa.Além de oferecer os equipamentos para dispensação de recicláveis, esta política, em parceria com o Consimares, contribui para a educação ambiental. É um sistema que se amplia em Hortolândia. O município gostou da proposta e deverá receber mais unidades”, informa o secretário de Meio Ambiente, Aldo Aluísio Silva.

PEV e “Eco drive thru”

Aldo explica que Pevs e “Eco drive thrus” têm funções complementares. A diferença entre eles é que o “drive thru” é um espaço mais compacto, que não recebe volumosos nem entulhos.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98