Além da etapa final do Trote Solidário de 2022, evento terá palestra às 19h sobre “Relações sociais e interpessoais na formação de estudante da EAD”
O polo Hortolândia da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) promove, nesta quarta-feira (24/08), aula inaugural para os alunos ingressantes no segundo semestre de 2022, nos cursos dos três eixos – Computação, Licenciaturas e Negócios e Produção. A partir das 19h, haverá palestra sobre “Relações sociais e interpessoais na formação de estudante da EAD”, com dois professores do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), câmpus Hortolândia, os professores doutores Gabriel Leopoldino dos Santos e Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros, e participação das pedagogas e egressas da Univesp, Edneia da Silva Maccari Araújo e Juliana Rocha de Freitas. Eles substituirão a Profª. Dra. Nima Spigolon, da FE (Faculdade de Educação) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que teve um imprevisto e não poderá comparecer.
O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, também foram convidados para o evento. A instituição de ensino superior, vinculada à rede pública do Estado de São Paulo, instalou-se no município com o auxílio da Prefeitura.
Durante a cerimônia haverá entrega de mimos aos calouros e a realização da última etapa do Trote Solidário 2022, com arrecadação de alimentos não perecíveis (arroz, feijão, leite em pó, macarrão, óleo, dentre outros) e de artigos para animais de estimação (ração, vasilhas, cobertas e outros itens). Os gêneros serão destinados ao Banco de Alimentos de Hortolândia, órgão da Secretaria de Educação que beneficia famílias carentes atendidas por instituições cadastradas junto à Administração Municipal. Já os artigos animais serão repassados à ONG Like Bichos, que recolhe animais abandonados na cidade. Segundo a orientadora do polo Hortolândia, Viviane Cardoso da Silva, até o momento, já foram arrecadados no Trote Solidário 26 kg de alimentos, a maior parte feijão, arroz e macarrão, e 2,5 quilos de ração, seis vasilhas e duas roupas para cachorros.
Quem são os palestrantes
Gabriel Leopoldino dos Santos possui Licenciatura em Letras (habilitações: Português e Espanhol) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialização em Língua Brasileira de Sinais: Prática e Tradutor/Intérprete pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou estágio de Pós-Doutorado na área de Linguística na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor da área de Letras – Português e Espanhol – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), câmpus de Hortolândia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica Histórica da Enunciação, Semântica do Acontecimento e História das Ideias Linguísticas, atuando principalmente nos seguintes temas: designação, político, acontecimento enunciativo, política de línguas, relação entre línguas, argumentação e espaço de enunciação. Além disso, tem experiência docente e de pesquisa em ensino de espanhol para brasileiros e de português para brasileiros e falantes de outras línguas.
Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Hortolândia. Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Rio Claro). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Presidente Prudente). Lecionou em Instituições de ensino superior e possui ampla experiência docente na Educação Básica. Atua na liderança do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GPEMATEC) e como pesquisadora associada no Grupo de pesquisa de Tecnologias Digitais e Educação Matemática (PECIMAT) e no Grupo de pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Participa também do Grupo de Sábado (GdS), grupo colaborativo onde professores e acadêmicos compartilham e investigam práticas da sala de aula.Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais para o ensino e aprendizagem de Matemática, práticas de ensinar e aprender com tecnologias, sala de aula, formação de professores, Construcionismo e Ciência da Complexidade.
Saiba mais sobre as aulas da Univesp
As aulas da Univesp já começaram e acontecem na modalidade virtual, no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), mas preveem encontros presenciais no polo Hortolândia para a realização de avaliações do primeiro e do segundo bimestres, bem como de eventuais exames e atividades avaliativas. O polo está localizado dentro da ETEC de Hortolândia (Centro Paula Souza), na Rua Capitão Lourival Mey, 750, Jardim Santana, e funciona, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3865-3038.
Ao todo, no processo seletivo de 2022, foram disponibilizadas para o polo Hortolândia 240 vagas, 80 por eixo, segundo informações enviadas à Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os três eixos oferecem os seguintes cursos: em Computação (Engenharia da Computação, Tecnólogo em Ciências de Dados ou Tecnólogo em Tecnologia da Informação); em Licenciaturas (Pedagogia, Matemática ou Letras) e em Negócios e Produção (Engenharia de Produção, Administração ou Tecnólogo em Processos Gerenciais).
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98