Nossa Cidade

Hortolândia agiliza chamamentos do edital da Política Nacional Aldir Blanc

Hortolândia segue como destaque na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no avanço da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), evidenciando o compromisso com a produção cultural local.

Na última semana, a Prefeitura convocou os responsáveis pelos 65 projetos contemplados para assinatura do Termo de Execução Cultural, etapa que formaliza o repasse dos recursos destinados à realização das iniciativas.

Processo de seleção e execução da Política Nacional Aldir Blanc

O edital de fomento cultural foi lançado em setembro, com análise dos projetos em outubro. Durante esse período, a Secretaria de Cultura promoveu lives e sessões tira-dúvidas para orientar os interessados. A lista dos contemplados foi divulgada durante o evento Giro Pro, no dia 19 de novembro, e também publicada no Diário Oficial Eletrônico do município.

De acordo com Eliane Silva, chefe do setor de captação da Secretaria de Cultura, o pagamento dos recursos está previsto para ser concluído até 20 de dezembro, e os projetos deverão ser executados até 31 de maio de 2025. As iniciativas contempladas abrangem diversas áreas, como teatro, música, fotografia, dança e grafite, garantindo ampla oferta cultural para a população.

Gestão pioneira e destaque regional

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, o desempenho de Hortolândia na execução da PNAB reflete a eficácia das políticas públicas culturais do município.

“Nossa gestão tem se destacado por implementar ações ágeis e eficazes, fortalecendo a produção cultural local e apoiando diretamente os profissionais do setor. Hortolândia já conta com uma estrutura sólida de editais, parcerias e investimentos, além de manter diálogo constante com os artistas da cidade”, destaca o secretário.

Projetos contemplados: diversidade e inclusão

Entre os projetos selecionados, destacam-se iniciativas como a do produtor cultural Matheus “Math” Sousa, que irá organizar um evento de slam, uma competição de poesia falada com foco em inclusão e diversidade. O projeto também oferecerá oficinas para introduzir o público à linguagem do slam.

“A PNAB é fundamental para fomentar atividades culturais. Hortolândia está muito à frente em relação a outros municípios na questão da cultura”, elogia Math.

Outro exemplo é o espetáculo musical “O canto da voz negra”, idealizado pela cantora Ju Peres. O show celebrará a ancestralidade negra com um repertório que inclui músicas de artistas como Clara Nunes, Martinho da Vila e Iza.

“É emocionante participar desse momento cultural incrível que Hortolândia está vivendo. A PNAB está ajudando a transformar sonhos em realidade”, afirma Ju Peres.

Investimentos e próximos passos

A PNAB, instituída pela Lei Federal 14.399/2022, destina-se a fortalecer o setor cultural. Hortolândia recebeu R$ 1.594.559,14 do governo federal, dos quais cerca de R$ 900 mil foram destinados ao edital de fomento cultural. O valor restante será utilizado no edital Cultura Viva, com a lista de projetos contemplados prevista para ser divulgada na primeira quinzena de dezembro.

Com essa iniciativa, Hortolândia reforça seu papel como referência regional no apoio e promoção da cultura, beneficiando artistas locais e ampliando o acesso da população a manifestações culturais diversas.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...