Vacinação gratuita começa neste sábado (30/04) para alguns dos grupos de risco; restrição fica para pessoas com quadro febril ou alergia a ovo
A partir deste sábado (30/04), unidades de saúde de Hortolândia participarão da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, grupo de vírus causador da gripe. Inicialmente, a campanha imunizará crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, mulheres grávidas, mães com bebês de até 45 dias, além de trabalhadores da saúde. Idosos com mais de 60 anos também poderão ser vacinados a partir desta data, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde.
Por orientação da GVE (Gerência de Vigilância Epideimologica), órgão estadual, todas as cidades do interior paulista terão a Campanha Nacional de Vacinação organizada em etapas. Por isso, é preciso estar atento à data em que inicia a vacinação para cada grupo de risco. A previsão é que a campanha abrangendo todos os grupos vá até o dia 20 de maio.
A Secretaria de Saúde de Hortolândia acatou a determinação do estado e convoca as pessoas classificadas na primeira etapa para receber a dose da vacina neste sábado, Dia D da campanha, em postos volantes e unidades de saúde participantes. A lista com os locais onde haverá vacinação neste sábado pode ser conferida abaixo. Nos dias da semana, a vacina também estará disponível nas unidades de saúde, inicialmente para estes grupos de risco.
A recomendação é que a vacina seja aplicada em todas as pessoas destes grupos de risco, sendo inclusive permitida em pessoas resfriadas. As únicas restrições são para quem está com febre ou possui alergia a ovo. Como o vírus é introduzido em ovos de galinha para a produção da vacina, a alergia ao alimento pode provocar reações em quem for imunizado.
Demais grupos de risco
A partir do dia 9 de maio, a campanha se estenderá para doentes crônicos, desde que apresentem carta do médico atestando a necessidade da vacina. A meta do município é imunizar cerca de 47 mil pessoas em todos os grupos de risco.
A vacina contra a Influenza previne contra gripes causadas por vários tipos de vírus, inclusive o H1N1. Como entre um ano e outro estes vírus sofrem mutação, é importante que a população dos grupos de risco se vacine anualmente. A vacina é feita com vírus inativo e não há perigo de ficar doente após o recebimento da dose. Menos de 4% das pessoas que foram vacinadas relataram alguma reação adversa, como dor de cabeça ou dores no corpo.
Transmissão
A transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. Por isso, além da vacinação, a Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas lavem as mãos com frequência e, se possível, utilizem álcool em gel para aumentar a prevenção. Ambientes fechados devem ser evitados. Em casa, portas e janelas abertas aumentam a circulação do ar.
A maioria das pessoas infectadas pelo vírus da Influenza se recupera dentro de uma a duas semanas, sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas, a infecção pode evoluir para formas graves.
H1N1
Neste ano, há 35 notificações de H1N1 em Hortolândia, sendo que seis casos já foram descartados e o restante está em investigação.
Unidades de saúde e posto volante abertos neste sábado (30/04), das 8h às 17h:
•UBS Nova Hortolândia
•UBS Rosolen
•UBS Novo Ângulo
•UBS Santa Clara
•UBS Amanda
•USF Parque do Horto
•USF São Jorge
•USF São Sebastião
•USF Santiago
•USF Nova Europa
•USF São Bento
•Posto volante Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Ana José Bodini Januário – Jardim Amanda
Fonte: Pref.Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98