Segundo dados divulgados pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP-SP), o Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia apresenta uma situação de superlotação preocupante.
Atualmente, o local abriga 1.969 detentos, enquanto sua capacidade é de 1.125 vagas, resultando em uma taxa de ocupação de aproximadamente 175%.
A situação se repete na Penitenciária III, onde temos 1.115 presos para 700 vagas (159,2% de ocupação). Esses números evidenciam a sobrecarga do sistema prisional na região, com um número significativamente maior de detentos do que a estrutura carcerária pode comportar.
Apesar desse cenário alarmante, algumas unidades apresentam uma taxa de ocupação mais baixa. É o caso da Penitenciária II de Hortolândia, com 64,6% de ocupação.
Essas unidades, embora ainda enfrentem desafios, demonstram uma situação menos crítica em comparação com outras unidades prisionais da região. A superlotação nos presídios é um problema recorrente no sistema penitenciário brasileiro, que enfrenta dificuldades estruturais e de gestão para lidar com o grande número de detentos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98