Peça “O Sertão” abre a temporada da Mostra de Artes da Cena
Espetáculo será apresentado de quinta-feira (23/11) a sábado (25/11), às 20h, na EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim, Remanso Campineiro
A peça Sertão da Cia Athaurfa e Bendito Calvos abre a Mostra de Artes da Cena (MAC) nesta quinta-feira (23/11), às 20h, no anfiteatro da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizado na rua Maria de Lourdes C. Cancian, Remando Campineiro. O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A entrada é gratuita e aberta ao público. A peça também será apresentada na sexta-feira (24/11) e sábado (25/11).
A peça inspirada no livro O Sertão, escrita por Euclides da Cunha, e adaptada no teatro, conta a história de um grupo de sertanejos que buscam condições justas e dignas de vida. No decorrer do espetáculo, o personagem Antonio Conselheiro, figura emblemática, segue até sua terra da promissão: o arraial de Belo Monte.
Na sua curta existência, no final do século XIX, o arraial serviu de abrigo a milhares de sertanejos pobres e desvalidos, expulsos da terra pela seca e pelo latifúndio. Liderado pelo Antonio Conselheiro, o movimento conselheirista foi quase de imediato e considerado um perigo para a ordem estabelecida, resultando na destruição do arraial e no massacre da maioria dos seus 20 mil habitantes.
Durante a Mostra, que será realizada de 23 a 25 de novembro e de 6 a 17 de dezembro, aproximadamente 60 alunos da Escola de Artes “Augusto Boal” apresentarão sete espetáculos nas áreas de dança e de teatro. Além do anfiteatro da EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim, haverá também apresentações de teatro e dança no Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva (veja programação abaixo).
A Prefeitura realiza a mostra para comemorar todo fim de semestre com alunos dos cursos profissionalizantes de dança, arte dramática e teatro iniciação.
Os espetáculos serão apresentados pela Cia. Athaurfa e Benditos Calvos, Grupo Exocorpus, Cia Teatral Jangada, Les Desbauchés e Cia Matutanos, em dias e horários diferentes.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DA MAC (Mostra de Artes da Cena)/ 2º SEMESTRE
EMEF Marleciene Priscila Presta Bonfim
R. Maria de Lourdes C. Cancian, 92 | Remanso Campineiro
::. ARTE DRAMÁTICA
23 a 25/11
SerTão (Cia. Athaurfa e Benditos Calvos)
Classificação etária: 14 anos | Duração: 1h35min | Direção e dramaturgia: Gisele Jorgetti
Inserções poéticas do “Sertão em Nós”: Daniel Oliveira, Karen Pessoa (Poeira no Açude), Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa.
Sinopse: Inspirado em “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, o espetáculo conta a história de um grupo de sertanejos que, buscando condições justas e dignas de vida, segue a figura emblemática de Antônio Conselheiro até sua terra da promissão, o arraial de Belo Monte. Em sua curta existência, no final do século XIX, o arraial deu abrigo a milhares de sertanejos pobres e desvalidos, expulsos da terra pelas secas e pelo latifúndio. O movimento conselheirista foi quase de imediato considerado um perigo para a ordem estabelecida, resultando na destruição do arraial e no massacre da maioria de seus 20 mil habitantes.
Aprendiz Formanda: Maria Rodrigues de Campos
Elenco: Daniel Oliveira, Karen Pessoa, Maria Rodrigues de Campos, Matheo Ferreira, Matheus Sousa, Suelen Cristine e Thairine Barbosa | Músicas inéditas: Maria Rodrigues de Campos (Candeeiro, Manuel Baiano e No Sertão da Bahia) | Arranjo musical: Suelen Cristine (Do Céu Veio uma Luz) |
Sonoplastia: Gisele Jorgetti | Figurinos: equipe artística | Cenário: Gisele Jorgetti |
Confecção das armas: Marcel Rodrigues de Campos | Adereços: Karen Pessoa (cabeça do boi) e Suelen Cristine (chifre) | Programação visual: Matheus Sousa | Fotografia: Priscila Oliveira
Equipe pedagógica: Gisele Jorgetti, Henrique Dutra
Equipe técnica: som: Gisele Jorgetti | Iluminação: Bia Garcia, Iara Medeiros e Nick Granado
::.Pintura: Rubens Rodovalho
::. DANÇA
15 a 17/12
TURMA 1 (ESPETÁCULO DE FORMATURA)
365 (Grupo Exocorpus)
Classificação etária: 12 anos | Duração: 50 min | Direção: Cibele Ribeiro
Sinopse: Corremos tanto atrás de quê? O que criamos? Para que lutar? A partir dessas e outras reflexões sobre a sociedade e os trabalhadores, o Grupo Exocorpus desenvolveu a pesquisa para essa nova criação. O que o passar do tempo, nos 365 dias do ano, gera em nós? Vida cotidiana, relações históricas, políticas e sociais, mas também pessoais: afetos, conflitos e atitudes nos compõem e se refletem nos corpos e criações de cada bailarino e do grupo.
Elenco: Bia Garcia, Felipe Alves, Iara Medeiros, Jayne Souza, Nick Granado
Sonoplastia: Cibele Ribeiro | Imagens da projeção: Cisco Vasques e Google | Figurinos e cenário: o grupo
Fotografia: Cisco Vasques | Filmagem: Marcelo Santa Rosa | Equipe pedagógica: Bia Frade, Cibele Ribeiro, Gisele Jorgetti, Inácio Júnior | Equipe técnica: som: Cibele Ribeiro / Iluminação: Matheo Ferreira, Suelen Cristine e Thairine Barbosa
Centro Cultural “Inês Aparecida da Silva Afonso”
Escola de Artes “Augusto Boal”
Rua Casemiro de Abreu, s/nº | Jardim Amanda
* Retirar senha 1 hora antes dos espetáculos
::. ARTE DRAMÁTICA
6/12, às 19h e às 21h
TURMA 3
“Liberdade, Liberdade”, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel (Cia Teatral Jangada)
Classificação etária: Livre | Duração: 1h15 | Direção: Juliana Calligaris
Sinopse: Um dos maiores clássicos do teatro brasileiro. Liberdade, esta palavra mágica que muitas vezes significou um sonho e pela qual homens e mulheres sacrificaram suas vidas. Montada em plena ditadura militar, em 1965, “Liberdade, liberdade”, no pouco tempo em que foi encenada, tornou-se imediatamente um dos maiores sucessos de público da época, sendo proibida pela censura poucos meses após a estreia. A montagem original tinha direção de Flávio Rangel e era interpretada por Paulo Autran, Oduvaldo Vianna Filho, Nara Leão e Tereza Rachel. A peça lançou no Brasil a ideia de um espetáculo teatral baseado na seleção de textos históricos importantes.
Elenco: Ana Beatriz Brilhante Bueno, Bianca Cristina dos Santos, Caio Henrique Silva dos Anjos, Flávia Laysa Batista dos Santos, Hesming Augusto de Assis, Jeniffer Victória Braz Martins Custódio, Josenaldo Batista da Silva Irmão, Lucas da Silva dos Santos, Pamela Rogéria Vitória Faria Chagas, Paulo César Lopes Garcia, Raquel Fernandes Sampaio, Rebeka Almeida dos Santos Bastos, Vitor Manuel Oliveira de Andrade, Wende Mayara da Silva.
Equipe pedagógica: Juliana Calligaris, Henrique Dutra e Gisele Jorgetti
Equipe técnica: som: Juliana Calligaris | Iluminação: Juliana Calligaris, Karen Pessoa e Matheus Barbosa.
::. DANÇA
8 e 9/12
TURMA 2
“Nada perder do infinito” (Les Débauches)
Classificação etária: Livre | Duração: 20 min | Direção: Cibele Ribeiro
Sinopse: Apresentação de exercícios cênicos pautados nos estudos práticos e reflexões teóricas sobre a improvisação em dança tomada como composição instantânea e experimentos de criação coreográfica. A atuação deseja constituir espaços-tempo de experimentação em busca da potência do corpo e da descoberta de novos modos de se movimentar, ampliando possibilidades de aprendizado e questionando técnicas.
Elenco: Aline Steklain, Ana Laura Nascimento, Bárbara Maturana, Daiane Dantas, Giulia das Neves, Israel Nune, Janaina Jara, Pedro Silva, Thai Oliver, Thayna Ferreira e Wemeli Camila
Equipe pedagógica: Bia Frade, Cibele Ribeiro e Inácio Júnior
Equipe técnica: Som: Cibele Ribeiro | Iluminação: Felipe Alves e Jayne Souza
::. CURSO LIVRE DE TEATRO
13/12
19h30 e 20h
Prometeu Acorrentado (Turma Infanto Juvenil)
Classificação etária: Livre | Duração: 30 min | Direção: Henrique Dutra
Sinopse: Espetáculo baseado em pesquisa sobre os mitos e histórias gregas que são contados por meio de um jogo de encenação e contação de histórias que brincam com elementos musicais, contemporâneos e de improviso.
Elenco: Camilly Vitória, Gabriela Fernanda, Gabriela Rodrigues, Gabrielly Chagas, Geovana Caroline, Geovana de Jesus, Icaro Vinicius, Johnny Lima, Lucas Ferreira e Sarah Chagas.
Arte-educador: Henrique Dutra
Equipe técnica: Som: Henrique Dutra | Concepção de Iluminação e Execução: Karen Pessoa e Matheo Ferreira
20h30 e 21h
Hamlet (Turma Adultos)
Classificação etária: 12 anos | Duração: 30 min | Direção: Henrique Dutra
Sinopse: Adaptação da obra homônima de William Shakespeare que se utiliza de elementos brasileiros como o cordel, músicas populares e situações da política do país para (re)contar de forma bem humorada e popular a clássica história de vingança do jovem príncipe Hamlet contra o tio Cláudio, que envenenou o próprio irmão, assumiu o trono e casou-se com a rainha.
Elenco: Daniel Francisco, Fernanda Rodrigues, Flávia Maria, Guilherme Oliveira, Leticia Helena,
Lorena Rodrigues, Luisa Else, Maria Rodrigues, Nágila Santos, Nathalia Souza, Rafael Campolim, Rogerio Castro e Santilia dos Reis
Arte-educador: Henrique Dutra
Equipe técnica: som: Henrique Dutra | Concepção de Iluminação e Execução: Karen Pessoa e Matheo Ferreira
21h30
Burlesque (Cia Matutanos) – Aprendizes da Turma 2 de Dança e Turma 3 de Arte Dramática
Classificação etária: 14 anos | Duração: 15 min | Direção e Coreografia: Aline Steklain e Bárbara Maturana
Sinopse: Inspirado nos mais famosos números musicais de cabarés cinematográficos.
Ballet: Aline Steklain, Ana Giulia das Neves, Bárbara Maturana, Caio dos Anjos, Davi Leal, Israel Nunes, Janaína Jara, Pedro Silva, Thai Oliver
Equipe Técnica: Iluminação: Henrique Dutra
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98