A 4ª Legislatura do Parlamento Jovem da Câmara de Hortolândia teve inscrição de 16 escolas da cidade, entre públicas e particulares. A eleição está marcada para acontecer em junho e a primeira sessão acontece em setembro.
O Parlamento Jovem Municipal tem por finalidade proporcionar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do Processo Legislativo democrático, mediante participação em jornada parlamentar na Câmara Municipal, com diplomação, posse e exercício de mandato. Envolver os jovens é garantir que a cidade conte com cidadãos conscientes e possíveis políticos que podem trazer grandes mudanças para Hortolândia.
As 16 escolas inscritas poderão indicar no mínimo 2 de seus estudantes para concorrer às 19 vagas do Parlamento Jovem, mesmo número de cadeiras dos vereadores. A eleição acontecerá em 28 de junho, a diplomação será em agosto e as sessões iniciam em 14 de setembro. Já o mandato acaba em 15 de dezembro.
“Estamos muito felizes com a quantidade de escolas que se inscreveram. Temos uma diversidade grande de alunos e de regiões que vão proporcionar bons debates. Ficamos três anos sem Parlamento por causa da pandemia de Covid-19, e vai ser ótimo ter os jovens de volta”, comentou o presidente da Câmara, Edivaldo Sousa Araújo (PSD).
Para poder conhecer o processo legislativo, os alunos serão orientados por funcionários efetivos da Câmara, através de palestras e acompanhamento das sessões ordinárias. Eles poderão criar requerimentos e Projetos de Lei para serem apresentados nas sessões e realizar votações como em uma sessão real.
“É muito bom ver o interesse sendo despertado nesses jovens, eles são o futuro da nossa cidade, estado e país. Oferecendo a eles essa oportunidade teremos cidadãos conscientes sobre o papel dos políticos e os seus diante de toda a sociedade”, finalizou Edivaldo.
Confira a lista de escolas inscritas:
- Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva
- Escola Estadual Professora Liomar Freitas Câmara
- Sesi Hortolândia
- Escola Estadual Paulo Camilo de Camargo
- Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia
- Escola Estadual Honorino Fabbri
- Escola Estadual Maria Araújo Costa
- Inovação Objetivo
- Escola Estadual Jonatas Davi Visel dos Santos
- Escola Estadual Pastor Roberto Rodrigues
- Escola Estadual Yasuo Sasaki
- Escola Estadual Professor Antonio Zanluck
- Primeiro Mundo Cívico Militar
- Unasp – Instituto Adventista
- Escola Estadual Conceição Aparecida Terza Gomes Cardinales
- Trilha das Letras
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98