“Uma experiência positiva e gratificante.” Assim o presidente do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), Antônio Munhoz Machado, avaliou o ciclo de palestras sobre “Abstinência”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia nas quatro escolas polo da EJA (Educação de Jovens e Adultos), encerrado, na noite desta quarta-feira (28/08), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. O debate sobre os riscos do consumo do álcool mobilizou ao todo 600 pessoas, entre estudantes e profissionais da Educação (veja abaixo). As rodas de conversa “Escola e Comunidade” integram o programa Viva Mais Comunidade, da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que conta com a parceria da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.
O ciclo foi um relato de experiências para promover reflexão sobre o problema do alcoolismo e o uso de outras drogas como doença e como sair dele. Em todas as palestras, o grupo condutor distribuiu panfletos informativos sobre a adição e que órgãos procurar em Hortolândia para receber ajuda, como AA (Alcoólicos Anônimos) e Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial – álcool e drogas).
Durante os encontros, o tema foi abordado por Munhoz e outros representantes do Comad, que enfocaram o alcoolismo como doença a ser reconhecida e enfrentada. “A doença do alcoolismo não escolhe profissão. Atinge a qualquer tipo de pessoa”, relata o advogado e ex-vereador de Hortolândia, Luís Alves de Campos, hoje assessor técnico do Conselho. Campos contou aos presentes como se tornou vítima do alcoolismo, que quase o levou à morte. Destacou o papel importante que o apoio da família e a própria força de vontade desempenham na superação da adicção.
Munhoz também abordou o tema a partir da própria experiência com a doença e da condição de sóbrio há 24 anos. Contou aos presentes que a recuperação do alcoolismo é possível, mas demanda esforço do próprio doente e se torna mais viável quando guiada pelo foco na espiritualidade – duas diretrizes do programa Viva Mais (7.Abstinência de Substâncias Nocivas e 8.Fé e Confiança). “Foi importante levar esta mensagem. Verificamos, numa pesquisa informal nas escolas, que a maioria dos presentes ou viveu ele próprio o problema ou participou dele, por meio de um parente ou amigo próximo. É grande o número de pessoas afetadas”, comenta ele.
“Como cada organismo tem uma resistência, mostrei como a doença do alcoolismo aconteceu na minha vida e também como é o perfil de quem vive com ela. Geralmente, as pessoas têm a imagem do alcoólatra como aquele que vive caído no chão, mas até lá, existe um percurso, que é fruto de muitos fatores: questões emocionais, financeiras, relacionamentos familiares, muitos outros. Por isso, é importante ver cada situação, os passos até lá e os riscos desta condição. É uma doença incurável e progressiva, mas que pode ser enfrentada e vencida”, afirma Munhoz.
Confira o número de participantes em cada palestra:
07/08 – Emef Caio Fernandes Gomes Pereira – 140 pessoas
Rua Aurora Prado Tanachi, nº 995, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
13/08 – Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – 150 pessoas
R. Lealdo José dos Santos, nº 170, no Jardim Sumarezinho
20/08 – Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 150 pessoas
Rua Graciliano Ramos, nº 689, Jardim Amanda I
28/08 – Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim – 160 pessoas
R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, nº 92, no Remanso Campineiro
Conheça o Viva Mais
O “Programa Viva Mais” tem como objetivo principal promover a melhoria e elevação da qualidade de vida e longevidade da população de Hortolândia, de forma intersetorial por meio da integração de todas as secretarias municipais e sociedade como um todo, levando a execução de ações e projetos em consonância com os fundamentos e pilares do programa.
Sua missão é transformar em ações concretas todos os fundamentos e diretrizes do programa para proporcionar uma vida saudável aos munícipes, atuando com parceria e comprometimento de todos os órgãos da Administração Pública Municipal.
O objetivo é transformar Hortolândia, num horizonte de dez anos, em cidade inteligente e saudável, com pessoas centenárias, felizes, interativas, com excelência na qualidade de vida.
Confira as diretrizes do programa Viva Mais:
1.Educação como ferramenta de pertencimento
2.Atividade Física, Cultural e Lazer
3.Habitação / Moradia Digna
4.Estrutura Familiar e Amizade
5.Alimentação Saudável / Segurança Alimentar
6.Qualidade do Sono
7.Abstinência de Substâncias Nocivas
8.Fé e Confiança
9.Cultura da Paz
10.Segurança
11.Zelo pelo Meio Ambiente
12.Trabalho Prazeroso
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98