A Prefeitura de Hortolândia avança na construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável com a finalização do projeto de ampliação da acessibilidade no Paço Municipal de Hortolândia – Palácio dos Migrantes.
O prédio, localizado no Jardim Novo Ângulo, já conta com vagas demarcadas para PCDs, elevadores e banheiros adaptados, mas passará por novas adequações para atender integralmente à NBR 9050, norma da ABNT que estabelece critérios de acessibilidade.
A Secretaria de Obras está na fase final de juntada da documentação para a licitação que definirá a empresa responsável pelas intervenções. O prazo para conclusão do processo é de cerca de 60 dias. As obras incluirão a implantação de rampas, sinalização podotátil (interna e externa), sinalização visual, mapa tátil nas entradas das secretarias e melhorias nos sanitários.
Central TILS garante atendimento em Libras
Desde a última segunda-feira (09/02), o Paço Municipal passou a contar com um intérprete de Libras para atendimento ao público por meio da Central TILS (Tradução e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais) . A iniciativa elimina barreiras históricas de comunicação, garantindo que pessoas surdas tenham autonomia para acessar serviços, resolver demandas administrativas e exercer plenamente a cidadania.
Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a medida reflete o compromisso da gestão com a inclusão efetiva. “A inclusão não pode ser apenas um discurso. Ela precisa estar presente no cotidiano, no atendimento, na forma como o cidadão é recebido pelo poder público. A Central TILS é um avanço concreto nesse sentido”, destacou.
Novos anexos do Paço Municipal de Hortolândia já nascem acessíveis
Enquanto o prédio principal receberá as adequações, os três novos anexos em construção no Complexo do Paço Municipal já foram projetados com acessibilidade garantida. Um deles abrigará o Poupatempo e o Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) ; os outros dois serão as novas sedes operacionais das secretarias de Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos. A previsão é que as obras dos anexos sejam concluídas no próximo mês, com ocupação dos espaços até o final do semestre, após ajustes nas instalações elétricas e de internet.
O Paço Municipal, entregue em maio de 2024, possui 10 mil m² de área construída e abriga cerca de 1.000 servidores, consolidando-se como um espaço que alia eficiência administrativa, sustentabilidade e, agora, um compromisso ainda mais forte com a inclusão e o respeito à diversidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









