A dificuldade para conseguir marcar consultas e exames provoca muitas reclamações no Jardim Amanda, em Hortolândia. Nos primeiros dias de cada mês, filas enormes se formam ao no início da manhã para a distribuição de senhas e mesmo quem na madrugada na fila não tem a garantia de que vai conseguir marcar um atendimento, segundo uma paciente que pediu para não ser identificada. Há meses, a UBS também enfrenta falta de material necessário para colher o exame Papanicolau e acumula cada vez mais pacientes à espera do exame.
Jaqueline Peres, de 30 anos, diz que espera há mais de nove meses pelo agendamento de um exame Papanicolau, que serve para detectar mudanças anormais e até câncer na cérvix do útero. “Estamos precisando fazer o Papanicolau e a resposta dos funcionários é que não tem o material para colher o exame, o que você diz para nós aqui do Jardim Amanda senhor Prefeito? Que precisamos usar o UBS, melhor falando, o “Shopinho”.
Outra paciente que reclama da falta de material básico para o Papanicolau é a auxiliar de produção Luciene dos Santos, de 32 anos. Seu último exame do tipo foi há mais de dois anos, embora seu médico tenha recomendado que fizesse o teste anualmente. Ela chegou à UBS com horário previamente agendado. Foi informada, no entanto, que não seria atendida por falta de material. “Eu achei até estranho porque geralmente só consigo agendar com três meses de antecedência, e dessa vez consegui marcar dois dias antes”, ela conta. “Na verdade eles não tinham material para recolher o exame e não me avisaram, é um descaso total”.
Mais uma insatisfação dos pacientes fica por conta do horário de funcionamento da farmácia, de segunda à quinta no período da manhã o atendimento é das 7:00 às 11:30, no período da tarde é das 13:00 às 16:00 hs. E muitos reclamam com o horário de sexta-feira que tem o atendimento das 7:00 às 14:00 hs. Jaqueline se queixa, e quem só pode comparecer para retirar remédios na sexta-feira após às 14 horas, vai ficar sem os medicamentos. Outro transtorno é quando há feriados no meio de semana, quando a farmácia fica fechada e reabre só na segunda-feira.
A reportagem do Portal Hortolândia enviou um e-mail semana passada para assessoria de imprensa da Prefeitura, questionando sobre a falta do material para a realização do exame, até a publicação não obtivemos nenhuma resposta para repassar aos pacientes.
Se você tiver problemas parecidos com a saúde ou qualquer outro problema no seu bairro, mande seu relato por Whatsapp para os números (19) 98174.5880.
Por: Cézar Henrique
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98