Publicidade
Nossa Cidade

Operação tapa-buraco beneficia ruas do Jd. Amanda e Jd. Boa Esperança

A Prefeitura de Hortolândia concluiu nesta terça-feira (14) a Operação Tapa-Buraco em 10 ruas do Jardim Amanda.

A ação priorizou vias residenciais, pequenos comércios e acessos às principais avenidas do bairro, como as avenidas Cora Coralina, Brasil e Tarsila do Amaral.

Algumas dessas ruas também são trajetos de linhas de ônibus municipais e metropolitanos.

No Jardim Boa Esperança, foi aplicada uma nova capa asfáltica após o reparo de um grande afundamento no solo. O trânsito já está liberado nas proximidades da Rua Xanxão.

Fortalecimento das ações contra impactos das chuvas

Durante o período chuvoso, a operação é intensificada para prevenir danos ao solo, como buracos e erosões causados pelo acúmulo de água.

Colaboração da população
De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panicio, o Mercadão, a população pode contribuir para evitar o surgimento de buracos e erosões ao não descartar lixo e entulho ilegalmente. Esse descarte, além de ser crime ambiental, pode obstruir redes de esgoto e águas pluviais, resultando em infiltrações que comprometem o solo.


Novo Equipamento otimiza os serviços

A Prefeitura está utilizando um caminhão térmico (mini usina) com capacidade para 12 toneladas. O equipamento é equipado com martelete, prancha vibratória e bico compressor de alta pressão para limpeza de buracos, garantindo maior eficiência.

A massa asfáltica é preparada na temperatura ideal diretamente no maquinário, permitindo que equipes menores realizem o serviço rapidamente.

As operações percorrem de quatro a cinco bairros por dia, permitindo que outras equipes se concentrem em ações manuais de zeladoria urbana.


Tecnologia “Cidade Inteligente” melhora a gestão

O programa “Cidade Inteligente”, que utiliza inteligência artificial, monitora problemas que impactam a cidade, como buracos, lixo irregular, entulho, e sinalização viária apagada.

Câmeras instaladas em veículos coletam dados em tempo real, enviando-os para servidores em nuvem. Em apenas quatro minutos, a tecnologia consegue diagnosticar uma rua inteira com fotos e indicadores de qualidade, garantindo uma resposta ágil e precisa da Prefeitura.

Além de otimizar os reparos viários, o programa é capaz de identificar situações como:

  • Mato alto nas calçadas;
  • Animais soltos nas vias;
  • Tampas de bueiro desalinhadas.

Essa inovação integra a gestão urbana de Hortolândia, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...