A Prefeitura de Hortolândia segue com o mutirão da Operação Tapa-Buraco em diversas regiões da cidade. Na última sexta-feira (6), os trabalhos se concentraram na região central durante o período noturno.
Para minimizar impactos no trânsito, a Secretaria de Serviços Urbanos iniciou os reparos após as 23h, contemplando trechos como a Avenida Santana, a rotatória do Supermercado São Vicente, as ruas Zacarias Costa Camargo, Luiz Camilo de Camargo e João Camilo de Camargo, além da Avenida Anhanguera (Vila Real). Também foram feitas manutenções na cabeceira do Viaduto 17 de Abril.
Já nesta segunda-feira (9), o mutirão continuou pela manhã em ruas que dão acesso a avenidas movimentadas no Jardim Nova Hortolândia e Vila Real.
Operação tapa-buraco
Segundo o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panicio, o Mercadão, o serviço é intensificado neste período do ano devido ao aumento das demandas causadas por infiltrações e solo encharcado, que agravam o surgimento de buracos.
“Os reparos noturnos ajudam a evitar complicações no trânsito, especialmente durante as festas de fim de ano, quando o movimento nas ruas cresce significativamente. As vias consertadas garantem mais segurança e fluidez para os motoristas”, destacou.
Novos equipamentos otimizam serviços
A Operação Tapa-Buraco conta com o apoio de um caminhão térmico (miniusina), capaz de armazenar até 12 toneladas de massa asfáltica com temperatura controlada. Equipado com martelete, prancha vibratória e bico compressor, o equipamento permite um serviço mais ágil e eficiente, com menor necessidade de equipes manuais, que ficam disponíveis para outras ações de zeladoria. Em média, as equipes conseguem atender de quatro a cinco bairros por dia.
Tecnologia e inteligência artificial no combate aos problemas urbanos
Integrando o programa “Cidade Inteligente”, Hortolândia utiliza inteligência artificial para monitorar e mapear danos nas vias. Um veículo equipado com câmeras percorre os bairros coletando informações em tempo real, que são enviadas para um servidor em nuvem. A tecnologia identifica buracos, mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos, tampas de bueiro fora do lugar e problemas na sinalização viária.
Com essa ferramenta, a Prefeitura consegue diagnosticar uma rua inteira em apenas quatro minutos, com imagens e indicadores de qualidade que alimentam o painel de controle operado pelas equipes de manutenção. A precisão do sistema permite priorizar ações e otimizar recursos, melhorando a qualidade de vida dos moradores.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98