Nossa Cidade

Operação fiscaliza moradia do Programa Minha Casa, Minha Vida

Uma operação conjunta do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), Caixa Econômica Federal, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal foi realizada, nesta segunda-feira (18/09), nos condomínios Bromélias I e II,  Guarujá e Bertioga, para combater a comercialização e locação irregular de imóveis do Programa Minha Casa, Minha Vida. O órgão fiscalizador vistoriou 1.040 mil apartamentos nos três condomínios do município.  Um comboio com 40 viaturas do Creci participaram da operação. A Prefeitura acompanhou todo o trabalho, nesta manhã, no Jardim Novo Ângulo.

A ação aconteceu após a Secretaria de Habitação receber diversas denúncias, por meio do disk-denúncia 99976-3143, sobre a locação e comercialização de apartamentos realizados por alguns moradores dos condomínios. O canal de comunicação criado na gestão do prefeito Angelo Perugini visa inibir o comércio ilegal de moradias populares no município. Atualmente, 3.392 famílias moram em apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida, realizado pelo Governo Federal, em parceria com a Prefeitura.

De acordo com o secretário de Habitação, Jonas Pereira de Lima, para ter fundamento na denúncia, o Creci cruzou informações com os dados fornecidos pela Prefeitura para saber a autenticidade da propriedade. Os apartamentos são destinados as famílias com renda de zero a R$ 1.600, cadastradas no programa habitacional.

O chefe do Departamento de Fiscalização da Creci, Julio Cesar Rios Fernandes, informou que, após constatada a irregularidade, um relatório produzido por membros da Creci é encaminhado para Caixa Econômica Federal apontando os atos ilícitos. “A partir deste momento, a instituição financeira, juntamente com a Prefeitura, tomará medidas cabíveis sobre o fato. Caso necessário, a Caixa fará a desapropriação dos imóveis irregulares e repassará para outras pessoas que estão na fila de espera para conseguir o apartamento. Além da irregularidade, o proprietário pode até responder por crime de fraude em programa social”, informou Fernandes.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, pede para população denunciar por meio do disk-denúncia 99976-3143, caso saiba de casos de moradores que alugam ou vendem o imóvel no município.

O Creci realizou a primeira operação no município no mês de maio, onde 1.180 apartamentos do condomínio Europa, também no Jd. Novo Ângulo, foram fiscalizados.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...