As obras de construção dos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) entram em nova fase. Duas unidades, em etapa mais avançada, são preparadas para receber gradil: a do Jd. Nossa Senhora de Fátima (PEV 9) e a do Jd. Santa Esmeralda (PEV 11). Eles fazem parte da rede de equipamentos públicos para o descarte correto de materiais recicláveis da Prefeitura de Hortolândia.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a cidade ganhará, em breve, mais cinco PEVs. Além destes, também estão em construção as unidade do Jd. Santa Emília (PEV 10), na Rua Luísa Febrônio Marini; do Jd. Nova Alvorada (PEV 12), na Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé; e da região do Jd. São Sebastião (PEV 13), na Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião). Com isso, a Prefeitura disponibilizará à comunidade, ao todo, 13 PEVs. Atualmente, há oito em funcionamento e cinco em construção.
Dados da Secretaria de Obras mostram que os PEVs 9, 10 e 11 já dispõem de guarita com infraestrutura elétrica e hidráulica, reboco, esquadrias metálicas e de madeira, telhado, pisos e revestimentos, restando somente o acabamento fino como louças e metais, instalações e acabamentos elétricos, vidro e pintura geral. No Jd. N. Senhora de Fátima, após o nivelamento de terreno, operários executam, nesta quarta-feira (14/08), fechamento com gradil metálico com pintura eletrostática (foto). No Santa Esmeralda, iniciam a escavação de brocas, onde serão afixados os gradis. Já no Santa Emília, além do gradil, falta ainda colocar piso intertravado.
No Jd. Nova Alvorada e no Loteamento Adventista Campineiro, região do São Sebastião, as obras estão na etapa inicial. Em ambos, foi feita a limpeza do terreno, tendo sido concluída também a terraplenagem.
O que são PEVs
Os PEVs são espaços públicos, onde os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “lixo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros).
Os equipamentos implantados funcionam de domingo a domingo, inclusive nos feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Os localizados dentro do Aterro de Inertes, no Pq. Orestes Ôngaro, e na Administração Regional, do Jd. Santiago, funcionam em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h (veja endereços abaixo).
Os equipamentos são construídos a partir de recursos da Caixa Econômica Federal, destinados a oferta de um local apropriado para o descarte correto de materiais reaproveitáveis, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. “Os equipamentos ampliam a coleta seletiva e proporcionam local adequado para população descartar resíduos da construção civil e volumosos”, explica a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.
Incentivo ao crescimento, com sustentabilidade
A ampliação do número de PEVs no município faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O PIC prevê mais de 100 obras e serviços, que serão realizados em todas as regiões da cidade. O Programa busca criar condições urbanas, ambientais, sociais e humanas para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Para realizar o programa, a Prefeitura viabilizou recursos financeiros por meio de parcerias com os governos estadual, federal e a com a iniciativa privada.
Confira o endereço dos PEVs:
EM FUNCIONAMENTO:
•PEV 1 – Auxiliadora, Rua Antônio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva
•PEV 2 – Adelaide, Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo
•PEV 3 – Parque Gabriel, Avenida Joaquim Martarolli, 2005
•PEV 4 – Interlagos, Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5)
•PEV 5 – Vila Real, Rua Orlando Cavalcante, esquina com a Rua Joaquim Gregório de Moraes
•PEV 6 – Jardim Amanda, Rua Augusto dos Anjos, s/n
•PEV 7 – Orestes Ôngaro, Rua Rio Pardo (antiga Rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes
•PEV 8 – Jd. Santiago, Rua João Joaquim Calixto, 230
EM CONSTRUÇÃO:
•PEV 9 – Jd. Nossa Senhora de Fátima, Rua Manoel Antônio da Silva, nº 610 (em construção)
•PEV 10 – Jd. Santa Emília, Rua Luísa Febrônio Marini (em construção)
•PEV 11 – Jd. Santa Esmeralda, Rua Ágata (em construção)
•PEV 12 – Jd. Nova Alvorada, Rua Alcebíades Marques (antiga Rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé (em construção)
•PEV 13 – São Sebastião, Rua Prof. Lúcio Alves da Costa (praça 2), no Loteamento Adventista Campineiro, próximo à AMCRESS (em implantação)
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98