Obras importantes, como a do Superviário, já atraíram a vinda de três grandes redes de academias particulares para Hortolândia, neste ano
Os investimentos em obras feitos pela Prefeitura de Hortolândia trazem mais desenvolvimento ao município e qualidade de vida à população. Uma das obras em andamento é a do Superviário. Um dos efeitos positivos gerados pelas obras é a vinda de grandes empresas. Neste ano, duas grandes redes de academia já abriram unidades em Hortolândia, e outra rede inaugurará sua primeira unidade no início de 2023. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, as três academias juntas têm capacidade para atender mais de 5.000 alunos. O mercado fitness está em expansão no município que, atualmente, já tem 114 academias particulares.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Corrêa Pádua, destaca que a política da Prefeitura de aliar desenvolvimento sustentável com qualidade de vida é um fator levado em conta pelas grandes empresas na decisão de se instalarem no município.
“A obra do Superviário, em execução pela Prefeitura, além de melhorar o sistema viário da cidade, também oferece mais qualidade de vida aos moradores. Uma vez que também inclui a construção de ciclovia, pista de caminhada, paisagismo, iluminação em LED, entre outras benfeitorias. Ao realizar essa e outras obras, a Administração Municipal atrai grandes empresas. A vinda de três grandes redes de academia para a cidade não é por acaso. Essas empresas fizeram pesquisas de mercado, que apontaram que Hortolândia apresenta grande potencial de crescimento econômico, renda e consumo. Esses três itens são preponderantes na decisão dessas empresas abrirem suas unidades no município”, destaca o secretário adjunto. Com a construção do Superviário, Hortolândia ganhará ainda um novo parque linear.
Bem-estar e prevenção a doenças
O Superviário fará a ligação entre regiões distantes da cidade. Ao encurtar os deslocamentos, as pessoas terão mais tempo para passar com as famílias, desfrutar de momentos de descanso, lazer e cuidarem de si. E uma boa maneira para cuidar da saúde é com a prática de atividade física.
O coordenador de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Mario Covas, Marcelo Santos, reforça que a prática de atividade física é a melhor forma de prevenir-se contra doenças. “É o investimento certo para a saúde. Atividade física e dieta saudável representam a garantia de envelhecer com saúde. A prática de atividade física proporciona bem-estar para o corpo e a mente. Alivia estresse, depressão e ansiedade. Previne doenças como diabetes e hipertensão, que tendem a afetar pessoas obesas. Quem quer evitar osteoporose também deve se exercitar”, salienta o médico.
A prática de atividade física fortalece diferentes partes do corpo, como músculos, articulações, ossos e coração. Melhora a postura, o equilíbrio e a capacidade de concentração. “Além disso, a prática de atividade física libera endorfina, responsável por promover no organismo sensações como bem-estar, euforia e alívio. Movimentar o corpo também produz dopamina, uma espécie de tranquilizante e analgésico natural”, explica o especialista.
Diferentes idades
A prática de atividade física é indicada para pessoas de diferentes idades. De acordo com o médico Marcelo Santos, as crianças podem começar a se exercitar com pouca idade, mas desde que as atividades sejam realizadas em forma de brincadeiras e com a orientação e o apoio dos pais.
“As atividades aeróbicas são as preferidas das crianças porque envolvem movimento contínuo dos grandes grupos musculares. Promovem o aumento da frequência cardíaca, acelerando o metabolismo e o gasto de energia”, ressalta o médico. Já para o público da melhor idade, acima dos 60 anos, a musculação é indicada porque ajuda a definir o corpo e é benéfica para pessoas com osteoporose e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os riscos para pessoas que não praticam nenhuma atividade física são maiores do que para aquelas que se exercitam sozinhas. O médico Marcelo Santos salienta que quem optar por fazer alguma atividade física sozinho deve consultar um especialista antes de iniciar a prática. Principalmente, se a pessoa sofrer de Hipertensão, ter idade superior a 40 anos, Diabetes e risco de doença cardiovascular. “O ideal é que a atividade física seja supervisionada por um preparador físico que está mais apto a definir intensidade, duração e o tipo de exercício mais recomendado”, alerta o médico.
Para quem for iniciar a prática de alguma atividade física, o médico recomenda a musculação, que beneficia pacientes com Diabetes, Hipertensão, obesidade, Artrite Reumatóide e Artrose. Já atividades sem impacto, como hidroginástica, natação e deep running (corrida na água), são mais indicados para as duas últimas doenças.
Outras atividades
Para quem não tem condições financeiras de frequentar uma academia particular, a Prefeitura de Hortolândia oferece aulas e várias atividades físicas gratuitas. Uma delas é liang gong, ginástica de origem chinesa, oferecida em algumas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e outros espaços da Prefeitura.
Outro boa opção da Prefeitura para quem quer se exercitar é o projeto “Escolinhas Esportivas”, que oferece várias modalidades e atividades físicas, como ginásticas localizada e funcional, pilates e hidroginástica, em várias unidades. De acordo com a Secretaria de Esportes, os interessados devem entrar em contato com a unidade que oferece a atividade desejada para verificar se ainda há vagas disponíveis. A lista de modalidades e as unidades esportivas onde são ministradas as aulas está disponível no site da Prefeitura por meio desse LINK.
Além disso, a Prefeitura disponibiliza academias ao ar livre, equipadas com aparelhos, em áreas de lazer localizadas em diferentes regiões da cidade, como os Parques Socioambientais Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, Chico Mendes e Lago da Fé, ambos na região central, e o Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE), no Jardim Santa Clara do Lago.
Obras de melhoria e construção
A Prefeitura de Hortolândia também realiza obras de melhoria em espaços importantes que oferecem atividades físicas para a população: o Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro, órgão da Secretaria de Governo, e o Complexo Esportivo Nelson Cancian, no Jardim Nova Hortolândia, unidade gerenciada pela Secretaria de Esportes e Lazer.
A Prefeitura já concluiu a instalação de novo sistema de iluminação mais potente e moderno no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, anexo ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang.
Outra ação importante em execução pela Prefeitura para estimular a prática esportiva é a construção do quarto campo de futebol society do município, localizado no Jardim Nova América.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, destaca que, com todas essas ações, a Prefeitura de Hortolândia continua a trabalhar forte para garantir cada vez mais qualidade de vida para a população.
“Uma das prioridades da Prefeitura de Hortolândia é aliar desenvolvimento sustentável, em benefício do meio ambiente do município, com qualidade de vida para a população. Quando as pessoas estão bem, física e mentalmente, conseguem se dedicar às suas famílias e passar mais tempo com seus entes queridos. Conseguem se dedicar ao trabalho, à formação intelectual para evoluir profissionalmente, desfrutar de momentos de lazer. Enfim, elas vivem mais felizes. E é para proporcionar cada vez mais bem-estar para a população que a Prefeitura tem investido forte em obras, como a do Superviário. Obras são importantes, pois atraem desenvolvimento para o município. Um exemplo disso é a vinda neste ano de três grandes redes de academias para a cidade, que já contribuem significativamente com a saúde da população. Mas a Prefeitura também continua a trabalhar para melhorar a infraestrutura de parques e áreas verdes da cidade, locais onde as pessoas podem fazer caminhadas e praticar exercícios. A Prefeitura também tem se empenhado em ampliar a malha cicloviária do município. Isso é um incentivo para as pessoas deixarem os carros e utilizarem a bicicleta, um meio de transporte que faz bem para a saúde e para o meio ambiente”, destaca o secretário João Pereira.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98