Estrutura está com 50 metros de altura; quando finalizada, ponte terá 75 metros
O trabalho no canteiro de obras da Ponte Estaiada avança cada dia mais. Atualmente, a equipe de operários instala o sexto estaio, num trabalho minucioso. Uma vez que a estrutura depende da sustentação destes cabos de aço, cada estaio leva 10 dias para ser colocado. Na medida em que eles são instalados, o mastro principal da ponte se eleva. Hoje, ele está com 50 metros de altura, de um total de 75 metros que a ponte deve ter quando a obra for finalizada.
Ao todo serão 16 cabos de aço, com metragens diferentes dependendo da localização em que se encontram na ponte. Todos têm uma preparação especial e reforçada, pois são eles que sustentarão a estrutura da ponte. A colocação dos estaios é a etapa mais demorada da obra. “Nossa meta é finalizar os estaios até o final do ano. Para 2014, vão ficar o complemento da obra e o acabamento da ponte”, afirmou o engenheiro resposnável pela estrutura, Sebastião Ronquin.
Na semana passada, um fato inusitado marcou o expediente dos operários. Foi necessário suspender temporariamente as obras para que agentes do CCZ (centro de Controle de Zoonoses) dissipassem um enxame de abelhas que se formou na grua (espécie de guindaste). “Acredito que por causa de queimadas que tem acontecido na região das obras, as abelhas tenham fugido da fumaça e se concentrado próximo da grua. O problema é que a grua tem 82 metros de altura. Não é uma tarefa fácil estar numa altura dessa e lidar com abelhas”, brincou o engenheiro.
De acordo com o coordenador administrativo do CCZ, Ibraim Almeida, a equipe do órgão orientou os operários que conseguiram espantar os insetos com a movimentação da grua. “Não houve risco para os operários”, garantiu Almeida.
Cartão Postal
Quando finalizada, a ponte terá 700 metros de extensão e 16,9 metros de largura. O eixo de integração tem início na rua João José da Silva, no Jardim Santa Rita de Cássia, e faz interligação com a Avenida Projetada, no Jardim Nova América. A estrutura fará a travessia sobre as lagoas de contenção de enchente, também em construção pela Prefeitura às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Carmem Cristina.
O projeto da Ponte Estaiada é financiado pelo banco venezuelano CAF (Cooperação Andina de Fomento), que emprestou para a Prefeitura US$ 22,1 milhões. A operação financeira tem o aval do Governo Federal, avalista da Administração Municipal. O custo da obra é de R$ 67,9 milhões.
A Ponte Estaiada é uma das obras previstas no Plano Diretor de Sistema Viário, em implantação pela Prefeitura. O projeto completo, elaborado com a participação da comunidade, prevê pontes e viadutos em diversos pontos da cidade, além de avenidas marginais, rotatórias e ciclovias que vão integrar as regiões e facilitar o ir e vir das pessoas pelos próximos 20 anos.
“Esta obra não é somente grande em tamanho, mas também em importância. Esta ponte terá papel fundamental no futuro da cidade, servindo de porta de entrada para mais desenvolvimento. Trabalhamos hoje para criar condições de que, em alguns anos, nosso sistema viário seja modelo”, observou o prefeito Antonio Meira.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
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