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Obra do Corredor Metropolitano recebe sistema de drenagem

 

O terreno do Jardim Novo Ângulo, próximo da Ponte Estaiada, onde a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) construirá o acesso à estrutura e a continuidade do Corredor Metropolitano Noroeste, recebe, nesta semana, tubos para drenagem de águas pluviais. O serviço realizado pelo Estado, é acompanhado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da secretaria de Obras. A drenagem é uma ação que acontece antes da abertura do novo viário, criando condições para que a água da chuva seja devidamente escoada após a pavimentação do trecho.

A recente retomada das obras remanescentes do Corredor Metropolitano, ocorrida há exatamente um mês, terá a ponte como parte do traçado para o corredor expresso de ônibus, com acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Os trabalhos em andamento priorizam a Ponte Estaiada, com pavimentação da estrutura e construção do acesso pelo Jd. Novo Ângulo. Quando começar a funcionar, a ponte vai integrar as regiões Leste (Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, além de facilitar o acesso à SP-101.

Para colocar a estrutura em operação, a Administração Municipal finaliza a construção de uma rampa de acesso à estrutura, pelo Jd. Santa Rita de Cássia, e aguarda a execução da parte que cabe ao Estado. Com a continuidade do traçado, o tráfego de veículos pela Ponte será viabilizado, o trânsito regional reorganizado, além de ser facilitado o acesso entre as cidades cortadas pelo Corredor.

O Estado investe R$ 58,2 milhões nas obras em Hortolândia, que incluem a interligação da avenida Olívio Franceschini com a ponte; o viário da ponte até a SP-101, com duas alças de acesso do Corredor à rodovia, nos sentidos Monte Mor e Campinas; duas estações de transferência nos bairros Peron e Rosolen; cinco estações de embarque e desembarque; além de um CCO (Centro de Controle Operacional), na avenida Olívio Franceschini; e de um viaduto na SP-101, na altura do Jardim Rosolen. Posteriormente, a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) fará um dispositivo de acesso na SP-101, unido definitivamente o Corredor à rodovia.

Ponte Estaiada

O projeto para construção da ponte teve início em 2011, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. A estrutura tem 700 metros de extensão, 16,9 metros de largura e 75 metros de altura. Além de ser cartão postal do município, a Ponte Estaiada também evitará que o trânsito regional, que seguirá pelo Corredor Metropolitano, entre em conflito com o tráfego local, desafogando a avenida da Emancipação. Isso porque o projeto inicial do Corredor Metropolitano previa que a partir da avenida Olívio Franceschini, o trajeto regional seguisse pela avenida da Emancipação até a SP-101.

Para agilizar a liberação da estrutura ao tráfego de veículos, a Prefeitura iniciou a construção da cabeceira da ponte, no Jd. Santa Rita de Cássia, em setembro passado. O serviço está em fase final, com previsão de ser concluído ainda neste mês. A rampa de concreto tem cerca de 84 metros, desde a rua José João da Silva, no Jd. Santa Rita de Cássia, até o início da ponte. Nas laterais da cabeceira, haverá ciclovia e calçamento para travessia de pedestres.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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