Nossa Cidade

Novas farmácias perto de casa facilitam adesão dos pacientes ao tratamento

Atualmente, já são 13 farmácias em funcionamento. Com a retirada de medicamentos mais perto de casa, na própria unidade onde realizam acompanhamento médico, os pacientes têm mais facilidade em aderir ao tratamento, com conforto e comodidade.

Segundo a Prefeitura, a reestruturação do sistema de saúde de Hortolândia é uma das prioridades do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), com o objetivo de garantir atendimento mais rápido à população, com carinho e atenção.

No início do governo do prefeito Angelo Perugini, em 2017, a dispensação de medicamentos estava centralizada em cinco UBSs: Santa Clara, Rosolen, Nova Hortolândia, Jd. Amanda II e Novo Ângulo. A população atendida nas demais unidades de saúde precisava ir até um destes locais com a receita médica para retirar a medicação. Nem sempre, a farmácia ficava perto de casa e, com isso, muitos pacientes não aderiam ao tratamento da forma recomendada pelo médico.

Uma série de investimentos da atual gestão permitiram que, em 2018, sete novas farmácias começassem a funcionar nas UBSs Jd. Amanda I, UBS Parque do Horto, UBS Campos Verdes, UBS São Jorge, São Bento, Nova Europa e Orestes Ôngaro. No início deste ano, com a inauguração da UBS Figueiras / São Sebastião, mais uma unidade passou a contar com dispensação de medicamentos. Agora, o serviço funciona em 13 locais.

Uma das pessoas que já usufrui dos benefícios garantidos com a ampliação das unidades com dispensação de medicamentos é a dona de casa Sueli Tomaz de Aquino, de 53 anos, moradora do Condomínio Novo Estrela. “Eu faço consultas na UBS Parque do Horto. Antes, buscava medicamentos na UBS Nova Hortolândia, mas era muito longe. Mesmo se eu fosse de ônibus, ainda assim, andava bastante a pé. Agora, com a farmácia na UBS Parque do Horto, ficou muito mais fácil pegar os remédios que eu e minha família precisamos”, disse. Sueli vai até à farmácia, mensalmente, para retirar insulina para a filha, que é deficiente e tem diabetes. “A farmácia funciona muito bem e sempre atende a minha necessidade. É muito bom poder contar com este serviço pertinho da minha casa”, valoriza a dona de casa.

O objetivo da Prefeitura é, até o final do ano, chegar a 15 UBSs com dispensação de medicamentos. Para isso, estão em andamento obras de reforma na UBS Adelaide e UBS Santiago, ação que resultará na reorganização do espaço interno destas unidades e abertura de duas novas farmácias.

Almoxarifado de medicamentos conta com sistema informatizado

A modernização do almoxarifado da CAS (Central de Abastecimento da Saúde), promovida pela Prefeitura recentemente, possibilitou a ampliação na oferta de medicamentos, o abastecimento regular e a organização do funcionamento das farmácias das UBSs. Por meio do SGCAS (Sistema de Gerenciamento da Central de Abastecimento), sistema informatizado criado pela própria Prefeitura, é possível controlar todo estoque de medicamentos disponível, tanto na CAS quanto nas unidades de saúde. “Conseguimos monitorar diariamente o consumo e o estoque, o que nos proporciona maior controle e compras com eficiência”, destacou a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o sistema informatizado monitora medicamentos e demais produtos da saúde que entram e saem do estoque para abastecer as unidades, itens que estão prestes a acabar e precisam ser repostos; além do envio de medicamentos para as unidades de saúde. Já nas farmácias das UBSs, o SGCAS possibilita acompanhar a entrega de medicamentos à população, com controle de quais e quantos itens cada paciente retirou. Além da informatização, o almoxarifado da CAS também conta com uma organização otimizada: prateleiras altas e uma empilhadeira possibilitam o uso das áreas superiores para organizar melhor o estoque.

Saúde em transformação

A Prefeitura de Hortolândia têm investido na reestruturação da rede pública de saúde da cidade, com a abertura de novas UBS, farmácias mais perto de casa, e a reforma e ampliação do Hospital, obra que começará em outubro e resultará na ampliação de 62 para 100 leitos, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e serviço de tomografia, entre outras ações, tudo para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos munícipes.

Os investimentos na área da Saúde integram o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), conjunto de mais de 100 obras e serviços, com objetivo de promover o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. As obras são realizadas pela Prefeitura com apoio de recursos da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia



Sair da versão mobile